• sex. jul 5th, 2024

Greve de pilotos no Brasil: Salário anual de três dígitos faz crescer em 200% busca de pilotos brasileiros por trabalho nos EUA

Pesquisa da Dell´Ome Law Firm, escritório com sede em Nova Iorque especializado em imigração de brasileiros para os Estados Unidos, aponta que comparado ao ano de 2021, cresceu em 200% a busca de pilotos brasileiros por trabalho nos Estados Unidos em 2022. O número engloba o primeiro semestre deste ano, comparado a todo 2021, e deve ganhar ainda mais altitude. A insatisfação de pilotos brasleiros, representada pela atual greve nos aeroportos, somada aos cerca de 145 mil novos pilotos que os EUA precisarã ao longo da próxima década, de acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho americano – Bureau of Labor Statistics (BLS), são fatos motivadores.

O apagão de pilotos no país norte-americano tem um principal motivo: a pandemia provocada pela Covid-19 fez com que muitos desses profissionais se aposentassem antecipadamente.  A aposentadoria é, inclusive, um dos principais fatores para a previsão da próxima década – só na American Airlines, maior cia aérea americana, 5 mil deles se aposentarão nos próximos 7 anos. Resultado: o Brasil, país que forma pilotos qualificados, deverá “exportar” parte deles nos próximos anos por meio de vistos como o EB-2 NIW, modalidade pretendida quando pode-se provar a capacidade profissional e ser dispensar de atrelar a solicitaçaõ a uma vaga de trabalho já existente. Por isso, é denominado “National Interest Waiver “, ou “Força de Interesse Nacional”.

Segundo a advogada brasileira Liz Dell’Ome, fundadora da Dell’Ome Law Firm, pilotos estão em 4º lugar entre os profissionais que mais procuram o escritório em busca de assistência jurídica para obtenção de vistos de trabalho. “Aposentadoria e a retomada do turismo de lazer pós pandemia têm sido altamente impactantes no setor. A demanda simplesmente não consegue ser atendida e há a possibilidade de o piloto solicitar visto já com contrato de trabalho ou, neste caso, um passo antes, já que sua habilidade profissional trará grande benefício aos EUA”, explica a advogada.

A pesquisa do escritório americano ainda aponta que dos pilotos que contratram Liz Dell´Ome para esse trabalho, 75% deles estão na região Sudeste do Brasil, seguindo pelo Sul, com 12,5%;  Nordeste com 7,14%; Centro-Oeste com 5,36%. A região Norte do país não apareceu no levantamento. Dos candidatos, 58% são casados e estão acima dos 40 anos de idade.

Com salários que giram em torno de US$ 200 mil por ano, pilotos são os trabalhadores mais bem pagos da América depois dos médicos. Por ano, há cerca de 14,5 mil vagas em aéreas americanas. Mas, apesar do otimismo nas nuvens, é preciso ter um pouco de pé no chão. Cautela é um substantivo que precisa fazer parte do processo de solicitação do EB-2 NIW. “É preciso se preparar, e ter a assessoria correta para atuar com essa solicitação, que tem muitos pormenores a serem considerados pelo candidato a esse visto”, explica Liz.

O período do processo para obtenção do Green Card leva em média 18 meses e  há detalhes para que o pedido seja atendido.

Passo a Passo para obter o Green Card por intermédio do visto EB2-NIW

Você pode conseguir seu tão sonhado Green Card por meio do visto EB-2 NIW, sem uma oferta de emprego (sponsor): Se você for um profissional com um diploma avançado ou equivalente, ou um estrangeiro com habilidades excepcionais, pode ser que você seja elegível a um visto que te leva diretamente para a Residência Permanente nos Estados Unidos.

Os critérios do visto EB-2 são:

Histórico acadêmico oficial mostrando que você possui um diploma ou certificado semelhante de uma faculdade, universidade, escola ou outra instituição de ensino relacionada à sua área de habilidade excepcional;

Cartas documentando pelo menos dez anos de experiência em tempo integral em sua ocupação;

Uma licença para praticar sua profissão ou certificação para sua profissão ou ocupação;

Provas de que você teve um salário acima da média ou outra remuneração por serviços que demonstrem sua habilidade excepcional;

Filiação em associação profissional;

Reconhecimento por suas realizações e contribuições significativas para sua indústria ou campo por seus pares, entidades governamentais, organizações profissionais ou empresariais;

Outras evidências comparáveis de elegibilidade também são aceitáveis.

Critérios para renúncia por interesse nacional:

O esforço proposto tem mérito substancial e importância nacional;

Você está bem posicionado para avançar no empreendimento proposto.

Seria benéfico para os Estados Unidos dispensar os requisitos de uma oferta de emprego e, portanto, da certificação de trabalho.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *