Na próxima segunda-feira (25/11), às 15h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, o ambientalista e filósofo Ailton Krenak realizará a conferência “Povos indígenas, cultura e democracia” e será homenageado com a Medalha Rui Barbosa. Criada em 1949, a honraria reconhece personalidades que contribuem significativamente para a cultura brasileira.
“Disputar a memória do Brasil é imprescindível para que possamos entender o presente e transformar o futuro. Esse é o objetivo da iniciativa que a Fundação vem realizando com diversas atividades. A conferência, que será realizada por Krenak, traz uma perspectiva importante sobre o papel dos indígenas na construção da democracia no país. Além disso, teremos a honra de entregar a medalha Rui Barbosa a esse grande ativista brasileiro”, destacou o presidente da FCRB, Alexandre Santini.
O evento integra a iniciativa “Memória, Coração do Futuro”, que tem o objetivo de preservar a memória das lutas pela democracia e fomentar o debate contra a violação dos direitos humanos ao longo da história do Brasil. Realizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo e com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a programação segue até dezembro com atividades gratuitas voltadas à valorização da memória cultural.
As atividades destacam a importância das manifestações artísticas e culturais como testemunho das lutas pela manutenção da democracia, partindo da premissa de que arte e cultura são vetores de construção da memória em ação, tornando-se, assim, uma forma de resistência.
Sobre a Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, é uma instituição federal dedicada ao desenvolvimento da cultura, pesquisa e ensino. A FCRB preserva um dos maiores acervos documentais do país, incluindo a casa de Rui Barbosa, sua biblioteca com mais de 30 mil volumes e seu arquivo pessoal com 60 mil documentos. Além disso, a Fundação promove estudos, conferências e eventos que incentivam a difusão da cultura e da memória no Brasil.
Sobre a atividade
O ciclo “Memória, Coração do Futuro” é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e tem como objetivo a realização de um conjunto de eventos de difusão cultural, de natureza continuada, que discutem a preservação da memória e sua importância para a manutenção da democracia.
Serviço:
Conferência: “Povos indígenas, cultura e democracia” e outorga da Medalha Rui Barbosa a Ailton Krenak
Data: Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Horário: 15h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Auditório
Rua: São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada gratuita.
Publicação institucional: https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/2024/fundacao-casa-de-rui-barbosa-recebe-ailton-krenak-para-a-realizacao-de-conferencia-e-entrega-de-honraria