A Fundação Beto Studart foi homenageada na categoria Responsabilidade Social durante a solenidade em comemoração aos 80 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), realizada no dia 17 de novembro, no Teatro José de Alencar.
O evento marcou o retorno das festividades anuais do Sinduscon-CE após dois anos de pandemia. Para o presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, é maravilhoso voltar a realizar a premiação após dois anos de pandemia. “O Prêmio da Construção já faz parte da história do Sinduscon Ceará. Desta entidade que transcende sua função originária de defensora dos interesses de seus associados, passando a cumprir um papel social inestimável, promovendo o desenvolvimento urbano do nosso Estado. Premiar essas personalidades e construtoras é reconhecer a excelência do trabalho que é entregue à sociedade”, destacou.
A Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento foi criada em 13 de Janeiro de 2004 por inspiração de Beto Studart, com o apoio de sua esposa Ana Maria, com o propósito de apoiar crianças, adolescentes e jovens carentes, potencialmente talentosos, nas diversas áreas do conhecimento e das artes.
Em 2007, aconteceu a venda da Agripec. Este fato gerou dois grandes movimentos na Fundação: o aumento do investimento social privado, por parte de seu instituidor, para garantir o apoio aos projetos que anteriormente contavam com os benefícios das leis de incentivo fiscal e a transferência da sede da entidade, até então no município de Maracanaú para o Município de Fortaleza.
A partir de 2008, a Fundação, já instalada em Fortaleza, além de manter seus programas e projetos, ampliou seu portfólio de investimentos e conseguiu a adesão de outras empresas e instituições para o atendimento às demandas dos mais variados projetos, promovendo dessa forma ações colaborativas e projetos coletivos na perspectiva de formação de rede.
Desde então, a crença de que a semente bem plantada e regada com carinho só tem a produzir frutos, já concedeu mais de mil bolsas e apoiou mais de 500 projetos. Desses mais de mil bolsistas, há atualmente egressos da Fundação espalhados pelo mundo tudo.
Só para citar alguns desses, o violinista Pedro Barreto, as pianistas Michele Lucena e Karina Toledo, e violonista Cainã Vasconcelos. Na área do esporte, citaria o tenista número 1 do ranking brasileiro, Thiago Monteiro. O diretor de incorporações da BSPAR, Fábio Albuquerque, que recebeu a premiação, destacou que a Fundação começou antes da BSPAR, “mas hoje é um grande motivo de orgulho para todos que ali trabalhamos, por também nos transmitir valores de que o respeito, a cidadania e a ética são pilares para o crescimento dentro e fora do ambiente de trabalho”.
Ele afirmou ainda que receber um prêmio dessa envergadura, conferido pelo Sinduscon, “nos envaidece sem dúvida, mas principalmente nos anima a continuar nessa jornada de valorizar o potencial de todo ser humano depende das oportunidades que lhe são dadas. E para isso, basta ter valores e crenças em propósitos maiores”.