• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Fortaleza sedia festival com exposições internacionais de cães de raça raras; entrada é gratuita

    Nos dias 2 e 3 de novembro, Fortaleza sedia uma série de exposições de cães de raças vindas de diversos lugares do mundo. Em comemoração aos 60 anos do Kennel Clube do Ceará (KCEC) e do aniversário da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Centro de Eventos do Ceará receberá o concurso que tem em sua programação 4 exposições caninas, sendo duas internacionais, uma panamericana e uma latino-americana. 

    Ao todo, cães de mais de 60 raças de criadores vindos de todo o Brasil participam da programação. A entrada é gratuita e a organização recebe durante os dois dias do evento doações de ração e medicamentos que serão destinados a ONGs que cuidam de animais abandonados.

    Entre as raças raras participantes, destaque para Welsh Corgi Cardigan – raça inglesa, variação dos cães criados pela Rainha Elizabeth; Yakutian Laika – raça russa bem recente e que tem tido uma boa aceitação no Brasil; Rhodesian Ridgeback – raça africana usada inicialmente na caça e proteção contra leões e Borzoi – raça que é um dos Símbolos Nacionais da Rússia.

    Para participar, os cães inscritos devem ter obrigatoriamente o Pedigree CBKC ou  Pedigree emitido por algum país-membro da Federação Internacional de Cinofilia – FCI. O documento é o registro oficial do cão e atesta que ele tem uma linhagem pura. Além disso, obedecendo o regramento internacional, o bem-estar do cão deve estar comprovado por um laudo veterinário, além da comprovação da sua carteira de vacinação atualizada. Eles devem ainda estar bem acondicionados e microchipados. 

    Os cães são avaliados em critérios de conformação, beleza e cuidado. Toda a competição segue diretrizes internacionais que indicam os melhores cães, que na linguagem cinófila significa dizer o cão que está mais próximo dentro do padrão internacional daquela raça, que detém todas as suas características físicas e comportamentais. 

    Durante as exposições caninas, os árbitros especialistas avaliam parâmetros de porte, estrutura, pelagem, dentição, olhos, disposição e até mesmo o caminhar desses cães para atestar quão boa está aquela criação. A competição fecha o calendário oficial de competições da cinofilia do Brasil neste ano e garante pontos para a premiação final do ranking nacional. 

    “As Exposições Cinófilas são eventos que contemplam o trabalho dos criadores brasileiros e fortalece a cinofilia nacional. Vamos reunir cães de raças raras, animais premiados em diversos eventos no Brasil e  no mundo por sua beleza, cuidado, e saúde. Fortaleza tem forte tradição no circuito brasileiro, já realizamos com sucesso uma edição das Exposições Américas e Caribe da FCI e temos certeza que o público focará muito feliz em assistir e conhecer mais do universo da criação responsável de cães de raça do nosso país. É uma oportunidade especial para ver de perto várias raças de cães e conhecer mais do nosso universo”, pontua Fábio Moreira Amorim, Presidente da CBKC. 

    Exposição de Aniversário da CBKC qualificará cães para a Crufts

    Os cães participantes terão ainda a oportunidade de se qualificarem para participar da Crufts, a maior exposição de cães do mundo, organizada pelo The Kennel Club, na Inglaterra. É a primeira vez que uma exposição na América do Sul entra na lista de qualificadoras oficiais. 

    Superintendente do Kennel Ceará, Rafael Moreno, ressaltou a importância do evento na Capital cearense. Para ele, a exposição deve atrair não apenas quem já cria animais, mas também o público que tem interesse em criar cães. 

    “Esta exposição é um evento de grande magnitude. Por trazer cães de diversas raças, muitas delas não conhecidas do público em geral, bem como por ser a única etapa classificatória do Brasil para o maior torneio de cães do mundo, que é o Crufts. Além disso, oportuniza ao público conhecer melhor cada raça, saber dos seus costumes e rotinas, para, assim, ter mais informações e tranquilidade caso este público queira começar a criar cães. Sem dúvidas, será um evento com grandes atrativos para aqueles que lá comparecerem”, disse.

    Além das exposições gerais, o evento terá pistas especializadas nas raças Pinscher Miniatura, Fila Brasileiro e American Staffordshire Terrier. Durante os intervalos, ainda serão realizados shows e apresentação de batalhões de cães da polícia e das Forças Armadas.

    Serviço

    ExpoCBKC – Exposições internacionais de cães em Fortaleza

    • Data: 2 e 3 de novembro
    • Local: Centro de Eventos do Ceará
    • Evento classificatório para o Crufts
    • Entrada gratuita.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *