A sede da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) recebeu, nesta sexta-feira (09), o Ciclo de Debates – Mães e Mulheres, promovido pela Associação Cearense de Advogadas de Família- ACAF e pela própria ACMP, em parceria com a Faculdade Anhanguera. O evento teve como foco o enfrentamento da violência contra mulheres e crianças.
Ao longo da programação, foram debatidos temas como a Lei Henry Borel, que trata da responsabilização em casos de violência contra crianças; a atuação obrigatória do Ministério Público em processos de violência doméstica; a prevenção da violência obstétrica; além de práticas de defesa pessoal voltadas ao público feminino.
O encontro reuniu representantes do sistema de justiça, profissionais da saúde, acadêmicos e membros da sociedade civil. De acordo com os organizadores, o objetivo é fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate público sobre essas formas de violência.
“Nosso objetivo é criar pontes entre o conhecimento jurídico, a atuação institucional e a vivência das mulheres. Discutir esses temas é essencial para fortalecer políticas públicas e garantir que nenhuma mulher ou criança fique sem proteção”, destacou Vládia Gadelha, presidente da ACMP.