Fortaleza, a capital de corrida de rua do Nordeste, se prepara para receber, no dia primeiro de outubro, a 11ª edição da corrida Pé Na Carreira. A corrida, conhecida por unir o humor e a irreverência cearenses como estímulo à prática esportiva, acontece na Via Paisagística da avenida Beira Mar de Fortaleza, a partir das 5h30, com percursos de 4km e 8km, além de uma categoria exclusiva para cadeirantes e paratletas.
A corrida, que tem como largada a tradicional vaia cearense, teve sua primeira edição em 2009 e completa 11 anos em 2023, sendo a única corrida de rua própria e independente do Ceará a ultrapassar a marca de uma década. Segundo Fernando Elpídio, idealizador do projeto e diretor da Nova Letra Eventos Criativos, a ideia é promover a qualidade de vida, mas sempre ressaltando a cultura e a criatividade cearense.
“É uma corrida que tem um caráter lúdico, com a nossa tradicional molecagem e que também estimula a economia criativa e a cultura, através das roupas e fantasias que os competidores usam durante o evento. Tudo isso se alia a uma opção de lazer única em nossa capital, com prática esportiva e bem-estar para a população com um esporte que é praticado ao ar livre, utilizando espaços públicos da cidade”, explicou Elpídio.
Ainda de acordo com Fernando Elpídio, a expectativa é de receber mais de 4.500 competidores nas duas corridas diferentes, superando o público da edição passada, em 2022, que contou com cerca de 3.800 inscritos no Pé na Carreira e 465 crianças no Chinela, Menino. “Temos um público majoritariamente feminino, cerca de 52% dos nossos participantes são mulheres, é a única corrida de rua mista da cidade com maioria feminina”.
“Chinela, Menino”
Além da corrida tradicional, este ano marcará também a quarta edição da corrida infantil “Chinela, menino”, voltada para crianças de um a 15 anos de idade, com sete percursos e categorias distintas. A corrida infantil acontece no dia 30 de setembro, às 6h da manhã, na via paisagística da avenida Beira Mar.
“É um momento muito bonito, em que vemos as crianças se divertindo com os pais e já criando a mentalidade da prática esportiva desde pequenas. Nas categorias menores, de um a cinco anos, os pais correm junto e criam um ambiente perfeito para construir momentos e memórias”, contou o idealizador, Fernando Elpídio.
Categorias e inscrições
A corrida Pé Na Carreira é dividida em quatro categorias, batizadas de acordo com expressões do “cearensês”. A categoria Café com Leite é individual (masculino e feminino) de 4km; na categoria Eita, Mah!, os participantes são cadeirantes e paratletas, no percurso de 4km; já a Na Volta a Mãe Compra é o percurso de 8km individual marculino e feminino; e o último é a categoria Se Garante, Viu, para pessoas acima de 60 anos, no percurso de 8km.
Já a corrida infantil Chinela, Menino conta com sete categorias diferentes, todas com largadas em momentos distintos para priorizar a segurança das crianças. As categorias são de 01 a 03 anos – 30 metros; de 04 a 05 anos – 50 metros; de 06 a 07 anos – 150 metros; de 08 a 09 anos – 200 metros; de 10 a 11 anos – 300 metros; de 12 a 13 anos – 400 metros; de 14 a 15 anos – 500 metros. Nas categorias de 01 a 05 anos, os pais ou responsáveis podem correr junto das crianças.
A 11ª edição da corrida Pé na Carreira tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria do Esporte, e Cegás, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
SERVIÇO – Corridas “11º Pé Na Carreira” e “4º Chinela, Menino”
Pé na Carreira – 01 de outubro, às 5h30
Chinela, Menino – 30 de setembro, às 6h
Via paisagística – Avenida Beira Mar de Fortaleza
Inscrições e mais informações: www.novaletra.com.br | | 85 3109.7599 (FONE E WHATSAPP)