O bairro Carlito Pamplona recebeu, nesta terça-feira, dia 13, um novo espaço de lazer voltado para a população, o Microparque Urbano Seu Evilásio, entregue pela Prefeitura de Fortaleza. Localizado em uma área de mais de 1.202 metros quadrados, o equipamento conta com academia, brinquedos naturalizados e fabricados, espaço para atividades diversas, tabuleiros, futmesa e paisagismo.
Segundo a secretária executiva da Seuma Juliana Brauner, o microparque Seu Evilásio vem atender às necessidades de uma região onde haviam poucos espaços públicos de lazer. “Este Microparque está localizado em frente ao Conjunto Dom Helder Câmara, um conjunto habitacional que tem muitas famílias. Também há muitos comerciantes no local e um posto de saúde com capacidade pra atender mais de 12 mil pessoas aqui do entorno, então a gente acredita que esse equipamento vai beneficiar toda essa comunidade, trazendo o espaço público qualificado para eles,” afirma.
Além de proporcionar lazer para os moradores da região, o espaço pode ganhar outros usos que correspondam às dinâmicas da comunidade. “Os brinquedos naturalizados do microparque são voltados para primeira infância e contribuem para o desenvolvimento das crianças. São brinquedos lúdicos, que estimulam a imaginação. As escolas próximas podem trazer as crianças pra fazer atividades de campo,” exemplifica Juliana.
Para a dona de casa Maria Beatriz Silva, o novo equipamento proporcionará lazer não só para o filho Micael Ravi, de dois anos, mas também para si. “Às vezes a gente quase não sai de casa, e é bom ter onde distrair a cabeça, se divertir,” conta.
Experienciando o parque naturalizado pelas primeiras vezes, o menino Micael já indica preferências. “Ele gostou dos brinquedos diferentes, porque sempre tem uns com escada, e esses têm uns troncos,” exemplifica a mãe dele, referindo-se aos brinquedos feitos a partir de troncos de árvores.
Morando em frente ao novo Microparque, o maqueiro Tonys Magno Nogueira também vê o espaço como uma opção para toda a comunidade. “Até pra gente que é adulto é um lazer, tem mesa para jogar dama, dominó. Se quiser pode jogar, ou só sentar e bater um papo, é bem legal. É um lugar pra toda a comunidade, e as crianças vão aproveitar muito,” antevê Tonys enquanto cuida da filha Cecília, de um ano e cinco meses.
Com a conclusão da obra do Seu Evilásio, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já entregou dez equipamentos semelhantes voltados para a primeira infância. Esses espaços transformam áreas antes subutilizadas, vazias ou destinadas ao descarte irregular de lixo em áreas verdes acessíveis que ajudam a integrar a comunidade.
A participação comunitária é estimulada desde o início do processo, que inclui o envolvimento da população em diversas etapas, como entrevistas domiciliares, reuniões, oficinas lúdicas com as crianças, eleição de conselho gestor e adotante, escolha do nome do microparque, obra assistida com visitas guiadas e acompanhamento cinco meses após a entrega. No caso do Seu Evilásio, o nome é uma homenagem a uma importante liderança local, Evilásio Luiz Gomes da Silva, que sempre ajudou a comunidade.
O projeto integra o programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) e envolve investimentos da ordem de R$ 12 milhões. Até o final de 2024, a cidade contará com 30 microparques, contemplando bairros como Conjunto Ceará, Mondubim, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parangaba, José Walter e Jardim das Oliveiras.
Em 2022, o projeto recebeu o prêmio AIPH World Green City Awards, ficando em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em evento realizado na Coreia do Sul. Os microparques fazem parte da coletânea de iniciativas do programa Fortaleza Cidade Sustentável, uma política crescente de valorização dos espaços verdes em sintonia com as áreas construídas. Além da Seuma, participam do programa a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).