Entre os dias 25 e 29 de setembro, Fortaleza receberá o 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), o NeuroImmunology 2024, no Centro de Eventos do Ceará. O encontro reunirá cientistas para debater os avanços mais recentes na neuroimunologia, explorando as complexas interações entre os sistemas imunológicos, nervoso e endócrino.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação INCT-NIM, referência na pesquisa de neuroimunomodulação no Brasil, contará com a participação de diversos cientistas em sessões-chave do congresso. Entre os destaques, Wilson Savino, da Fiocruz, ministrará duas palestras centrais: “The Immunoneuroendocrine Syntax”, onde abordará a sintaxe das interações entre os sistemas imunológico, neurológico e endócrino, e “Neuroendocrine Control of the Thymus in Health and Disease”, que discutirá o controle neuroendócrino do timo na saúde e na doença. Esses temas são essenciais para compreender como o sistema imunológico influencia a saúde do cérebro e o desenvolvimento de doenças neurológicas.
Outra contribuição significativa será de Carmem Juracy Silveira Gottfried, da UFRGS, que apresentará dois temas “Brain Cells in Neuroimmune Functions”, focando nas funções neuroimunes das células cerebrais; e aneuroimunologia do transtorno do espectro autista. Ana Rosa Perez, do CONICET-UNR (Argentina), discutirá “Neuroimmune Interactions Promoted by the Stress-Responsive Axes”, explorando como o estresse impacta a comunicação neuroimune. Já Andreza Fabro de Bem, da Universidade de Brasília (UNB), apresentará “Impact of High-Fat Diet on Cognition and Neuroimmune Communication”, mostrando como a dieta influencia a função cognitiva e a comunicação entre o sistema nervoso e o sistema imunológico.
No campo da neuroimunologia aplicada a doenças específicas, Cláudio Alberto Serfaty, da UFF, abordará “Neuroinflammation in Brain Development and Plasticity”, discutindo os mecanismos inflamatórios no desenvolvimento e na plasticidade cerebral. Além disso, Victorio Bambini Junior, da Lancaster University, no Reino Unido, explorará os aspectos neuroimunológicos do autismo e o papel do músculo esquelético nessa interação.
O presidente do Congresso NEUROIMMUNOLOGY 2024, Dr. Moisés Bauer, destaca que este evento representa uma troca mútua de conhecimento e inovação científica, reunindo especialistas para discutir descobertas recentes e conceitos pioneiros que estão moldando o futuro da neuroimunologia. “Nas últimas décadas, descobrimos como comportamentos complexos podem influenciar as respostas imunológicas e como a função cerebral é modulada por células e mediadores do sistema imunológico. Durante este encontro, exploraremos avanços revolucionários e novos paradigmas, analisando desde o equilíbrio interno do corpo, fundamental para a saúde, até as origens de diversas doenças relacionadas entre as interações do sistema nervoso, imunológico e endócrino”, completa.
O INCT-NIM, que integra o programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq, está à frente de pesquisas de ponta que investigam como as interações entre os sistemas imune, nervoso e endócrino podem ser moduladas para prevenir ou tratar doenças complexas. Com uma abordagem inovadora e multidisciplinar, o instituto se destaca pela geração de conhecimento que visa contribuir diretamente para a melhoria da saúde pública, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
O NeuroImmunology 2024 oferecerá uma programação rica e diversificada, incluindo palestras, simpósios, workshops, sessões de pôsteres e apresentações orais, criando um ambiente propício para a troca de conhecimento e o estabelecimento de novas colaborações no campo da neuroimunologia.
Serviço:
Data: 25 a 29 de setembro de 2024 (Dia 25/09 – das 13h às 18h30; de 26 a 28/09 – das 8h às 20h30; 29/09 – das 8h às 13h20)
Local: Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza
Mais informações: https://neuroimmuno2024.sbi.org.br/