O grupo de teatro Os Irreverentes estreia o seu primeiro espetáculo nesta sexta-feira, 26 de maio. “O Cajueiro da Verdade” é um texto do ator e diretor cearense Walden Luiz. A peça, que conta com direção de Arlindo Araújo, retrata Fortaleza ambientada na década de 1920, enaltecendo a cultura do Caju e valorizando manifestações culturais como o festival da mentira.
Formado em 2022, o grupo Os Irreverentes decidiu estrear com um texto que homenageia um dos dramaturgos mais antigos e relevantes do Ceará. Walden Luiz, que iniciou sua carreira em 1962, aos 17 anos, completou 61 anos de teatro. Sua jornada artística acumula funções de ator, diretor, escritor, figurinista e cenógrafo.
O espetáculo “O Cajueiro da Verdade” é poético e sentimental, combinando um roteiro de amor por Fortaleza, seus usos, costumes e irreverência. Sem falar da molecagem, trazendo fatos verídicos e outros nem tanto, ocorridos no coração da cidade, reverenciando seus filhos ilustres e frequentadores da nossa querida Praça do Ferreira, local onde poetas, artistas e intelectuais construíram uma cidade moderna, alegre e mais feliz.
O Cajueiro Botador
O Cajueiro Botador ou Cajueiro da Mentira, era uma árvore histórica da Praça do Ferreira que tinha a singularidade de botar frutos o ano inteiro. Bonitos cajus vermelhos que os boêmios colhiam para usar como tira-gosto da cachaça que bebiam pelos botequins da redondeza. A árvore era espaço preferido dos conversadores da praça, que sob sua copa se reuniam para trocar futricas ou para mostrar suas criações literárias.
O espetáculo “O Cajueiro da Verdade” remete ao dia primeiro de abril, onde havia grande movimentação na praça, quando se cumpria a tradição do concurso de mentiras e a população escolhia o maior mentiroso da cidade. Uma urna era posta embaixo do cajueiro e procedia-se a votação em meio a muita balbúrdia, muita alegria e muita vaia.
“O Cajueiro da Verdade” é um peça musical que conta fatos e anedotas, um pouco da história recente do nosso Ceará e que interessa a estudantes, professores e pesquisadores e todos aqueles que amam a sua terra.
Serviço:
Espetáculo “O Cajueiro da Verdade”
Estreia: 26 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Chico Anysio
Endereço: Av. da Universidade, 2175 – Benfica.
Ingressos: R$30 (inteira) e R$ 15 (meia), vendidos com os atores do grupo.
Mais informações: (85) 98804-9448 – Daniele Amaral