• ter. maio 13th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Fortaleza amplia ações preventivas contra arboviroses com Operação Fronteira em parceria com Caucaia

Dando continuidade às ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, a Prefeitura de Fortaleza realiza, dos dias 5 a 9 de maio, uma edição da Operação Fronteira. Em parceria com o município de Caucaia, a iniciativa busca fortalecer o combate às arboviroses por meio de ações conjuntas nas áreas limítrofes entre os dois municípios.

A mobilização contará com a participação de cerca de 120 agentes de combate a endemias (ACEs) de Fortaleza e 60 agentes de Caucaia. Em Fortaleza, a operação vai abranger 10.125  imóveis, beneficiando diretamente 25.266  moradores, por meio de visitas domiciliares, ações educativas e intervenções de controle vetorial. Já em Caucaia, serão cerca de 4 mil imóveis, beneficiando cerca de 13 mil pessoas  dos bairros Parque Albano, Conjunto São Miguel, Parque Guadalajara e Marechal Rondon.

A Operação será realizada em bairros de fronteira entre as duas cidades, com atividades como eliminação de focos do mosquito, aplicação de larvicidas, ação química espacial e residual, desratização e abordagens educativas orientando a população sobre os cuidados necessários.

“A Operação Fronteira é uma ação estratégica, principalmente nesse período de chuvas, quando há maior risco de proliferação do mosquito. Nossa meta é intensificar os esforços, em parceria com Caucaia, para reduzir os focos do Aedes e evitar o aumento de casos. Contamos também com a participação ativa da população, que é essencial nesse enfrentamento”, destaca Josete Malheiro, coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza.

Situação epidemiológica

De acordo com o último Boletim Epidemiológico de 2025, Fortaleza já notificou 1.565 casos suspeitos de dengue, dos quais 81 foram confirmados. Também foram registrados 132 casos suspeitos de chikungunya, com 10 confirmações. Não houve casos confirmados de zika neste ano.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *