A diretoria do Forta 30 anos reuniu nesta terça (18/07), em coletiva para a imprensa, os representantes de órgãos públicos para divulgação do Plano Operacional para o evento, que será realizado a partir desta quinta (20) até domingo (23).
Estiveram presentes os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS).
Dando início a coletiva, Colombo Cialdini, Diretor fundador do Fortal, falou sobre a importância do evento para o setor econômico e turístico da cidade. “Nossa missão e de todos os órgãos presentes é garantir que essa edição histórica aconteça com total tranquilidade. Sabemos da importância do Fortal para a questão socioeconômica da cidade e queremos que tudo ocorra da melhor maneira. Que o público possa aproveitar da melhor forma a edição histórica que estamos preparando. Agradeço o empenho das entidades que asseguram a segurança dos foliões”, ressaltou.
Primeiramente em relação ao controle de trânsito, o Disraelli Brasil, assessor técnico da AMC, informou que o órgão dará início, a partir das 16 horas até a total dispersão do público, às operações de trânsito, fiscalização e de controle de tráfego nas vias de acesso para garantir a fluidez e segurança de todos. Não será permitido estacionar veículos na Avenida Av. Aldyr Mentor e nos cruzamentos referentes às rotas de chegada e saída. As rotas de acesso acontecerão pelas avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont.
O chefe da divisão de planejamento da Etufor, Miguel Guimarães, afirmou que disponibilizará uma linha especial para acessar a Cidade Fortal (840 – Papicu/Cidade Fortal), 6 linhas com horário prolongado pela noite (corujões) e monitoramento 24 horas, e ainda 10 carros reservas no Terminal do Papicu que farão ligações diretas para o local do evento a partir das 13 horas. De acordo com o representante, caso a demanda seja muito grande, há veículos reservas nos terminais que podem ser utilizados. A novidade dessa vez será a participação da empresa TopBus, que também fará transporte coletivo mediante demanda por aplicativo.
O evento conta ainda com o trabalho da Agefis, que atua na coibição e fiscalização do comércio ambulante irregular e na segurança sanitária dos foliões. Haverá um reforço na segurança das áreas turísticas e uma sala de situação para o gerenciamento de demandas que possam vir a ocorrer.
O inspetor Fábio Aquino, da Guarda Municipal de Fortaleza, explicou que o órgão vai marcar presença com 320 servidores distribuídos em todos os terminais, principalmente no do Papicu, que terá maior fluxo, além de dar apoio na fiscalização da Agefis.
Para garantir a segurança do evento, o Coronel Luís Martins, representando a Polícia Militar, informou que terá um efetivo total de 368 homens e 11 viaturas concentradas em dois turnos de policiamento (19h-23 e 22h-5h) ao longo dos quatro dias de festa, atuando a pé, em motos, viaturas de patrulhamento e em cavalos. O plano de ação também inclui um batalhão de choque e quatro equipes do RAIO posicionados em pontos estratégicos do entorno da Cidade Fortal.
A atuação da Polícia Civil foi apresentada por Fernando Menezes, diretor do Departamento Técnico-Operacional (DTO) da Polícia Civil, Fernando Menezes. Ele explicou que um estande (posto avançado) será montado dentro da área de eventos com inspetores e escrivães de plantão, entre 16h e 4h, para atendimento primário e lavratura de BOs. O plano também prevê agentes plantonistas na Delegacia Pólo (2º distrito policial), na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
O Corpo de Bombeiros também estará com forte atuação no evento, de acordo com o Coronel Marinho, da coordenadoria operacional do órgão. O efetivo diário será feito por 15 bombeiros militares que utilizarão duas viaturas, com diferentes funções. Segundo ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE), começa antes do evento, com a orientação necessária e ações de integração aos permissionários do evento. “O acidente ocorre onde a prevenção falha e é isso que combatemos. O que apresentamos é um plano com todo o aparato e mecanismos necessários para a fazer o evento acontecer de maneira segura”, destacou ele.
Durante os quatro dias do festival, o trabalho contará com um efetivo total de 60 bombeiros militares, que se distribuirão em ações de prevenção de acidentes, atendimento de primeiros socorros, gerenciamento de crises e ações de salvamento.
Sobre o Fortal 30 anos
O Fortal 30 anos, um dos festivais musicais mais aguardados do país, acontece na Cidade Fortal de 20 a 23 de julho. Durante os quatro dias de festa, o público pode sentir a energia inconfundível de ícones da música comandando os trios elétricos no corredor da folia. A programação inclui artistas consagrados na história do Fortal e também estreantes no circuito, que dominam as plataformas de streaming do Brasil.
Além dos shows, o evento oferece experiências exclusivas que resultam da mistura de ritmos e emoções que agitam milhões de pessoas há quase três décadas. A edição de 30 anos do evento também apresentou uma novo logo engrandecendo a marca através da personalização, além de destacar a vastidão do público do festival e a representação cultural que Fortal tem para todo o país.
Os ingressos para o Fortal 30 anos já estão à venda no site Efolia e nas Centrais do Fortal (Shopping RioMar Fortaleza, North Shopping Bezerra de Menezes, North Shopping Jóquei, Shopping Benfica e Shopping Parangaba).
Serviço
Fortal 30 anos
Data: 20 a 23 de julho
Local: Cidade Fortal
Endereço: Av. Aldy Mentor – Bairro Manoel Dias Branco (S/N)
Pontos de venda: Site Efolia (https://www.efolia.com.br) e nas Centrais do Fortal (Shopping RioMar Fortaleza, North Shopping Bezerra de Menezes, North Shopping Jóquei, Shopping Benfica e Shopping Parangaba).