• sáb. abr 5th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Fonoaudióloga compartilha técnicas infalíveis para você falar bem em público

Studio shot of emotional clueless man with trendy haircut dressed in denim shirt over white t-shirt having confused puzzled look, pouting cheeks, shrugging shoulders as he doesn't know reason of accident

Muitas pessoas não se sentem confortáveis ao falar em público, e pode ser desafiador especialmente para os tímidos. A boa notícia é que falar bem é uma habilidade que pode ser desenvolvida e também pode ser um acelerador de carreira.

Segundo Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, ser tímido não significa que você não possa fazer um ótimo discurso. Grande parte dos tímidos pensam que não nasceram para falar em público e por isso perdem oportunidades e depois se arrependem.

“A comunicação não é dom e pode ser treinada e desenvolvida. Mas, de nada adianta saber que pode desenvolver esta habilidade e não sair dessa “zona de conforto”. É necessário desenvolver-se em uma mentoria ou curso de Comunicação e Oratória. Em paralelo, cuidar da autoestima, dos pensamentos e dos motivos que desencadeiam essas sensações também é essencial, junto a um Psicólogo”, destaca a fonoaudióloga.

Veja algumas técnicas infalíveis para você falar bem em público, mesmo sendo tímido:

1.      Evite decorar o seu discurso.

Para combater o medo de “dar branco”, algumas pessoas decoram frase por frase que irão falar, achando que dessa forma causarão uma impressão que dominam o assunto e isso é um mito.

A memorização é baseada em sequenciamento e se você esquecer uma palavra, perderá a linha de raciocínio e irá demonstrar nervosismo e falta de conhecimento e assim perderá a oportunidade de criar uma excelente imagem perante seu público.

2.      Fique confortável com a audiência.

Escolha uma pessoa para olhar. Pode ser aquela que faz aceno com a cabeça e que está ali para te apoiar, como um rosto familiar ou um desconhecido que está concordando com o seu discurso (que sorri e acena com a cabeça). Só evite ficar preso a esta pessoa!

Alterne o olhar com as outras também.

3.      Comunique-se com o corpo.

Evite ficar mexendo e manipulando o corpo, como mexer no cabelo, ajeitar a roupa e tirar anéis.

Qualquer movimentação que você fizer e que não for coerente vai prejudicar a harmonia do seu discurso.

4.      Abrace o silêncio.

Quer transmitir domínio? Inclua o silêncio em sua fala.

Quando estamos nervosos e inseguros queremos falar rápido, para terminar logo.

Diminua a velocidade da sua fala que certamente você vai falar com autoridade e convicção.

“Essas estratégias vão ajudar você, introvertido ou tímido a se expressar com clareza e assertividade. Lembre-se que todo mundo tem o seu momento em que as interações sociais parecem assustadoras”, finaliza.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *