• sáb. abr 5th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Fevereiro Roxo: especialista explica como identificar e tratar pacientes com Doença de Alzheimer

O mês de Fevereiro é dedicado à campanha “Fevereiro Roxo”, que visa conscientizar a população sobre o Alzheimer, doença neurodegenerativa progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofram com Alzheimer, considerada a forma mais comum de demência, com 100 mil novos diagnósticos a cada ano, o que corresponde a cerca de 70% dos casos.

De acordo com o Dr. Carlos Alberto Damasceno, neurologista da Rede Oto, a Doença de Alzheimer é caracterizada pelo comprometimento progressivo de funções cognitivas, como memória, linguagem, raciocínio e habilidades visuoespaciais. Esses comprometimentos levam a um declínio gradual na capacidade da pessoa de realizar tarefas cotidianas, impactando diretamente sua independência.

“Alguns dos principais sintomas da Doença de Alzheimer incluem a perda de memória recente, dificuldade em realizar tarefas rotineiras, mudanças de humor e comportamento, desorientação espacial e temporal e dificuldade em encontrar palavras”, explica o neurologista.

Segundo o Dr. Carlos Alberto, a idade é o principal fator de risco para o Alzheimer, mas outros fatores também podem aumentar o risco, tais como histórico familiar da doença, baixo nível de instrução, traumatismo craniano e doenças cardiovasculares. O diagnóstico da doença é feito por um médico, com base na avaliação dos sintomas, histórico médico e exames complementares. “Quanto mais cedo for diagnosticada a Doença de Alzheimer, maiores as chances de efeitos positivos nas intervenções, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente”, avalia o médico.

Apesar de não haver cura para a doença, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes. “O foco principal relacionado à Doença de Alzheimer deve ser na prevenção, e isso significa fazer mudanças positivas no estilo de vida, que podem reduzir o risco de desenvolver a doença e outros tipos de síndromes neurocognitivas”, completa o especialista. 

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *