Foto: Divulgação
O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), segue contagiando os moradores do município, celebrando a diversidade, a criatividade e a paixão pelo teatro. E nesta terça-feira (07/05), o evento chega ao seu quarto dia trazendo para o Palco Principal do Centro Social, a Cia. Ortaet de Teatro, um dos grupos teatrais mais tradicionais de Iguatu, com mais de 25 anos de estrada. Em cena, o público vai poder conferir o espetáculo “Neci”, às 20h30.
Ao longo do dia, as mostras itinerantes irão percorrer três escolas da cidade levando números circenses e apresentações de peças com grupos locais e tradicionais do cenário artístico da região. Na parte da noite, o Palco Acopiara das Artes e o teatro localizado no Palco Principal do Centro Social, recebem os principais espetáculos da terça-feira.
A programação começa cedo. Logo às 9h, a Escolinha Balão Mágico (Acopiara) recebe a presença dos integrantes do Grupo Conto e Canto em Cada Canto. Já às 10h, é a vez dos estudantes da Escola José Alves do Nascimento (Distrito Santo Antônio) receberem o número “Palhaçarabia”, da Cia. Lamparim de Circo e Teatro. À tarde, às 15h, o grupo K’Os Coletivo vai levar muita diversão e alegria para os alunos do Liceu Francisco Alves Sobrinho (Acopiara) com a peça “Guerra de Cup & Cake”.
Os espetáculos seguem na programação durante a noite com a peça Acopcircus, às 19h, no Palco Acopiara das Artes. Em seguida, às 20h30, o FETAC em Cena apresenta o espetáculo “Neci”, da Cia. Ortaet de Teatro.
Na montagem, a experiente atriz Betânia Lopes dá vida a Neci, que através de um monólogo conta histórias do povo que são moídas, misturadas como ingredientes dentro de um tempo satirizado em causos, ora sexualizados, ora politizados. Esses causos da vida, vida que pode ser a de qualquer um. Depois de moídos seguem seu destino, são assados sem pressa, num encontro entre anfitriã e convidados que em meio a um dedinho de prosa, sentados à mesa, afetos se constroem e atravessamentos acontecem. Depois da peça, às 21h30, a artista realiza uma roda de conversa dentro do projeto Diálogos Cênicos do FETAC – Explorando as Camadas da Arte Teatral.
A Cia Ortaet de Teatro tem 25 anos de estrada, e vem desenvolvendo suas atividades na área das artes cênicas, em especial o teatro através de um projeto político, artístico e pedagógico com vista a promoção, fruição e democratização do acesso à arte e cultura. É referência em coletivo teatral no estado Ceará, sendo um dos mais longevos coletivos teatrais do estado. Desenvolve ainda ações culturais na cidade de Iguatu, na promoção de projetos culturais, produção de mostra e festivais teatrais, cineclubismo e oficinas de formação teatral.
PROGRAMAÇÃO – TERÇA-FEIRA (07/05)
Mostra Fetac Itinerante
Grupo Conto e Canto em Cada Canto
Local: Escolinha Balão Mágico (Acopiara/CE)
Horário: 09h00
Mostra Fetac Itinerante
“Palhaçarabia” (Cia. Lamparim de Circo e Teatro)
Local: Escola José Alves do Nascimento (Distrito Santo Antônio)
Horário: 10h00
Mostra Fetac Itinerante
“Guerra de Cup & Cake” (K’Os Coletivo)
Local: Liceu Francisco Alves Sobrinho (Acopiara/CE)
Horário: 15h00
Acopcircus
Local: Palco Acopiara das Artes – Centro Social
Horário: 19h00
Mostra Fetac em Cena
Espetáculo “Neci” (Cia. Ortaet de Teatro)
Local: Palco Principal do Centro Social
Horário: 20h30
Diálogos Cênicos do FETAC – Explorando as Camadas da Arte Teatral
Local: Teatro Centro Social
Horário: 21h30
ASSINATURA
O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) é uma realização da Cia. Cordel de Teatro, com Apoio Cultural do Banco do Nordeste e Cagece. Apoio Institucional da Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Produção da PRODI – Instituto de Produção, Difusão e Inovação Social e Coordenação de Comunicação da empresa Dégagé.
FETAC
Realizado pela Companhia Cordel de Teatro, o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) teve sua primeira apresentação no ano de 1989, segundo os organizadores. Ele retorna à cena cultural cearense após um intervalo de 5 anos. Com o objetivo promover e celebrar a diversidade cultural por meio do teatro, proporcionando um espaço de expressão artística, intercâmbio cultural e inclusão social, o evento já conta com 27 edições e hoje faz parte do patrimônio histórico-cultural de Acopiara.