Por André Carneiro, advogado familiarista, psicólogo, psicoterapeuta de relacionamentos e escritor
Todos concordamos que a cada inicio de ano fazemos novos planos, criamos novas metas, usamos uma cor especifica na virada na expectativa de melhorias em determinada área da vida, não é mesmo?!
Nos dedicamos a planejar o sucesso, como se sucesso fosse a manifestação material em uma única área da vida. Mas o que é Sucesso? Sucesso é manifestar o que a gente deseja. Mas quem deseja? Você ou o outro? Precisamos lembrar que somos extremamente influenciados pelas pessoas que nos rodeiam, pelas expectativas delas.
Para saber quais são os seus desejos e o porquê deles é necessário trabalhar o autoconhecimento. Quando falamos em prosperidade não nos referimos apenas a ter dinheiro, é mais abrangente. Ser prospero é ser feliz nas principais áreas da vida: amor, finanças, profissão, família e espiritualidade. Quando negligenciamos uma delas, prejudicamos todas as outras.
Quando eu falo em prosperidade no amor, ou na vida afetiva como queira chamar, eu estou falando de relacionamentos que te impulsionem e não aquelas que te deixam em estado depressivo, ansioso. Relacionamento prospero é aquele em que palavras e atitudes andam em conjunto, em que o parceiro apoia seu crescimento com atitudes e palavras, não mente e não manipula. Aquele que considera o que você fala e respeita a sua visão dos problemas conversado. Caso o seu não seja assim, vamos começar a repensar, ok?
Quando eu falo em vida financeira próspera eu estou falando de ter independência financeira para ter tempo de fazer o que quiser, quando quiser e com quem quiser. E para isso é necessária educação financeira, que não nos é ensinado na escola e, muitas vezes, também não é ensinado em nosso seio familiar. A gente vai testando o que dar certo ou não. Rsrsrs.
Quando eu falo de vida profissional próspera eu não falo daquele trabalho em que você inicia na segunda-feira já reclamando e pedindo ao universo que chegue a sexta-feira. Se você esta nesse tipo de trabalho providencie agora um plano de mudança.
Quando eu falo de família prospera não significa dizer que você tem que aceitar a sua família de origem, aquela que você nasceu, mas sim que é seu dever formar uma família que você escolheu de forma feliz. Se você não nasceu em um lar estruturado, é plenamente possível construir um.
E antes de mais nada, espiritualidade não significa religião, ok? A Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida, é uma busca pessoal de compreensão da existência humana.
E para ser próspero em todas essas áreas é necessário além do autoconhecimento, a maturidade emocional. Amadurecer é ter contato com suas emoções sem ser dominado por elas e isso só acontece por meio do autoconhecimento e do amor-próprio. E esse amadurecimento promove a sua paz interna que consequentemente atrai prosperidade em todos os campos da sua vida.
Sendo assim, para o ano novo que se inicia o primeiro passo é focar em você, parar de prestar atenção no que os ostros estão fazendo. Pare de se preocupar com os outros, preocupe-se com você. Esse é o primeiro caminho. Você quer provar o quê, para quem? Você já se perguntou isso?
Não brinde a chegada de mais um ano, brinde a mudança das suas atitudes para uma vida verdadeiramente próspera e cheia de saúde física, emocional e mental.