A 5ª edição da Exposorvetes Ceará, a maior feira da indústria de sorvetes, gelatos e açaí do Norte e Nordeste do Brasil, foi encerrada pelo Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes) na última quinta-feira (26), na Casa da Indústria. O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e do presidente do Sindsorvetes, Edgard Segantini Junior, na cerimônia de abertura realizada na quarta-feira.
O exposorvetes contou com mais de 50 empresas expositoras, palestras e momentos de networking entre associados e fornecedores, o SENAI Ceará foi o patrocinador master, com apoio institucional do Sistema FIEC e SEBRAE Ceará.
O presidente do Sindsorvetes enfatizou que o sindicato tem feito um trabalho contínuo para crescer e aperfeiçoar o mercado de sorvetes. Somente esse ano conseguiram levar 10 sorveteiros para maior feira de alimentos da América Latina, além da participação de 20 associados. E hoje 20 alunos receberam o certificado de formação de Eletricidade e Refrigeração Comercial. Vale ressaltar que além dessas ações tem o curso ofertado pelo IEL, que ocorre semanalmente na FIEC e o segundo curso de sorveteiro que já está com todas as vagas preenchidas.
“Em relação ao consumo de sorvetes, foi feito uma pesquisa recente pela AbraSorvetes, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas onde mostra que o consumo médio do Brasil era de 5 a 6 litros por ano, passou 9,1 litros e o Ceará se destaca como a 5° maior mercado do país, com 5,6% de participação.”
Edgard Segantini destaca que na pesquisa, 67% dos consumidores não possuem restrições alimentares, 15% têm restrição de açúcar, 12% são intolerantes a lactose e 4% possuem restrição ao glúteo. “Ou seja, 98% da população pode ser nosso cliente, pois os sorveteiros e açaizeiros cearenses oferecem uma grande variedade de produtos de qualidade, incluindo opções para pessoas com restrições alimentares.”
Um momento marcante foi a homenagem prestada ao fundador do Sindsorvetes, o tenente-coronel de Engenharia reformado do Exército, Affonso Taboza Pereira. Além de empresário e escritor, Taboza ocupou importantes cargos em diversas entidades, como a FIEC, o SINDUSCON e o CIC, entre outros. A placa de reconhecimento foi entregue a Taboza por Ricardo Cavalcante e Edgard Júnior.
“Foi um momento de reconhecimento e gratidão a Affonso Taboza, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da indústria e do sindicato no estado do Ceará”, afirmou Edgard Segantini.