• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Excesso de dopamina no cérebro é responsável por comportamento fanático em tempos de eleição

    Unstable bearded boss gesturing at head while screaming at Indian employee. Annoyed businessman blaming him for problem, young man taking back and gesturing hands. Aggression concept

    A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Além estar relacionada com as emoções e processos cognitivos, capacidade de atenção, aprendizado, também está presente em distúrbios neurológicos e psiquiátricos como doença de Parkinson, esquizofrenia ou TDAH, entre outros.

    Quando estamos prestes a vivenciar algo que esperamos, ou lidando com fortes emoções, nosso corpo passa a produzir mais dopamina, estimulando sentidos como entusiasmo, esperança, excitação, alegria, felicidade e bem-estar, assim como ansiedade, desespero, agressividade, sofrimento com pensamentos mais negativos. Neste aspecto, é possível associar o excesso de dopamina com desenvolvendo pensamentos obsessivos e até intolerantes, que é o que acontece quando uma pessoa se torna fanática por algo ou alguém. 

    De acordo com o psicólogo comportamental cognitivo, Emerson Viana, um dos fatores que podem levar uma pessoa a se tornar fanática ou obsessiva por algo é alta produção de dopamina em nosso organismo e diretamente ligada aos pensamentos que cultivamos e o ambiente que vivemos. “Ao passo que dedicamos atenção a algo que gere expectativa, nosso organismo começa a produzir a dopamina e estimular as emoções que nos motivam. Dependendo do ambiente em que estamos inseridos e os pensamentos que adotamos, os sentimentos potencializados podem nos tornar muito mais intolerantes e agressivos à pensamentos opostos ao nosso” – explica o psicólogo.

    Em períodos decisivos como os de eleições, por exemplo, é comum que as pessoas dediquem sua atenção e energia aos noticiários, aos candidatos e todo o entorno e como as coisas se manifestam, afinal o veredicto final é dado pela população, através do voto. Porém, algumas pessoas desenvolvem um maior interesse, dedicando mais atenção que outras, o que desencadeia emoções, capazes de gerar mais dopamina e potencializar  ainda mais as emoções, gerando comportamentos fanáticos e destrutivos para si próprio e para seu entorno.

    “O diagnóstico inicial não é fácil porque a pessoa não percebe que está tendo comportamentos mais agressivos, geralmente são os familiares e amigos que percebem e sugerem que a pessoa procure por ajuda” –  comenta Emerson. O ideal é que seja muito mais difundido os males que o fanatismo pode causar para que as pessoas possam identificar os sintomas e ter consciência dos riscos e consequências que alimentar essas emoções podem causar na vida do indivíduo.

    A terapia é e sempre será uma ferramenta essencial para o autoconhecimento em qualquer fase da vida. Conhecer suas forças e suas fraquezas pode evitar que uma pessoa caia em armadilhas como essa. Todo diálogo é válido, e sempre haverá opiniões opostas, porém, tudo deve ser medido de forma respeitosa e saudável.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *