Alunos do ensino público dos municípios de Canindé e Madalena, no interior do Ceará, participaram, de 5 e 20 junho, do projeto “Partiu Trabalho!” patrocinado pela Galvani, empresa que faz parte do Consórcio Santa Quitéria. Idealizado pela Sancell Produções, a ação busca contribuir para a preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho.
As atividades propostas pelo projeto contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que são fundamentais para o sucesso e ingresso no mercado de trabalho, como a autoconfiança, a responsabilidade profissional e pessoal. Por meio de oficinas de artes cênicas, os alunos das escolas Alfredo Machado, em Madalena, e José Rozeno, em Canindé, tiveram ainda a oportunidade de exercitar habilidades de comunicação, expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica.
As oficinas do “Partiu Trabalho!” contaram com a participação de grupos de até 30 estudantes que, ao final, realizaram uma apresentação teatral aberta às escolas e às comunidades, com o objetivo de mostrar, na prática, as técnicas e habilidades desenvolvidas durante o projeto.
“Com nossa atuação na região, queremos contribuir para o desenvolvimento social e educacional das comunidades vizinhas ao Projeto Santa Quitéria, por meio do aprendizado necessário para que esses jovens possam entrar no mercado de trabalho da maneira mais preparada”, reforça Gizelle Tocchetto, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Galvani.
O “Partiu Trabalho!” é uma das iniciativas sociais ofertadas com o apoio do Consórcio Santa Quitéria aos alunos de Canindé e Madalena como forma de fortalecer diretamente a formação educacional de mais de 700 jovens desses territórios.
Promovido pela Lei de Incentivo à Cultura, o “Partiu Trabalho!” é uma realização do Ministério da Cultura, viabilizado pelo Governo Federal, com produção da Sancell Produções e patrocínio da Galvani, empresa que compõe o Consórcio Santa Quitéria.
Sobre o Projeto Santa Quitéria
Desenvolvido pelo Consórcio Santa Quitéria, formado pela Galvani e pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o Projeto Santa Quitéria prevê a construção e a operação de um complexo mineroindustrial para produzir anualmente cerca de 1,05 milhão de toneladas de adubos fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico, o que corresponde a 99,8% da produção prevista. Cerca de 2,3 mil toneladas de urânio em seu estado natural (sem nenhum tipo de enriquecimento) também serão produzidas anualmente, o que equivale a apenas 0,2% do material que será produzido pelo empreendimento. Estratégico para diminuir a dependência brasileira de importação de fertilizantes, e com grande importância na segurança alimentar do país, o Projeto Santa Quitéria tem investimento estimado em R$ 2,3 bilhões e, quando estiver em operação, irá gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.