Cibersegurança, Gestão de Segurança da Informação, Forense Computacional, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios oferecem diversas vagas de trabalho atualmente, mesmo assim, ainda faltam muitos profissionais qualificados e capacitados para aproveitar estas oportunidades no Brasil e exterior. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é que até 2025 quase 800 mil novas vagas de trabalho serão criadas nestas áreas, porém, 67% podem ainda não serem preenchidas por falta de mão de obra qualificada.
Segundo o relatório Global Cybersecurity Outlook 2022, apresentado no Fórum Econômico Mundial (WEF), 59% dos CISOs entrevistados, achariam difícil responder a um incidente de segurança cibernética de forma adequada devido à falta de profissionais qualificados. Este relatório apresentou os resultados de uma pesquisa mundial com CISOs e CIOs de grandes organizações.
Pós-graduações, MBAs e certificações internacionais são um grande diferencial para os profissionais conquistarem estas oportunidades e potencializar suas carreiras. De acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp em 2021, estima-se que somente 4,5% da população nacional de pessoas acima de 24 anos possuem uma especialização ou pós-graduação, um número 3,5 vezes menor em comparação com a graduação (cerca de 22 milhões). Além disso, uma pós-graduação pode proporcionar ao profissional alguns diferenciais competitivos:
- Uma visão mais prática dos temas e uma linguagem de negócios;
- Ampliar sua rede de contatos profissionais (networking);
- Entender e aperfeiçoar o relacionamento com executivos, visto que muitos dos professores atuem em liderança de organizações;
- Estar mais preparado para ocupar cargos de liderança;
- Potencializar-se para obter melhores remunerações.
Importante ressaltar que além de conhecimentos técnicos fundamentais de cada tema (hard skills), o mercado cobra importantes conhecimentos complementares e outras habilidades de negócios, relacionamento e comunicação (soft skills) dos profissionais. Segundo o LinkedIn, algumas destas habilidades são: criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional. Ou seja, para os profissionais que almejam os melhores cargos, destaque e melhores remunerações, deverão ter habilidades adicionais como comunicação, pensamento analítico e crítico, escrever bem, negociação e falar em público.
Guiado pelo propósito de iluminar mentes, potencializar pessoas e proteger negócios, o IDESP – Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista, por meio de seu Programa de Excelência Acadêmica, criou o projeto de Mentoria de Carreira. Esse projeto, voltado para seus alunos de pós-graduação, tem como foco proporcionar as ferramentas necessárias para que os pós-graduandos desenvolvam outras habilidades além das competências técnicas que cada curso oferece durante o período de especialização.
“A estrutura do programa permite trabalhar questões comportamentais e éticas por meio de estudo de casos, desenvolvendo habilidades de inteligência emocional, apresentação e escrita, além de direcionar oportunidades em alta na área, preparando o profissional para as demandas de mercado”, aponta Prof. Dr. Mehran Misaghi, responsável pelo Programa de Excelência Acadêmica no IDESP.
A metodologia aplicada no programa adota o método socrático, em que os alunos falam sobre seus sonhos e dificuldades com o objetivo de alinhar as expectativas durante o curso de pós-graduação e por meio da mentoria centrada no aluno, focando no aprendizado.
O programa será lançado em janeiro de 2023, porém o IDESP já vinha apoiando e estimulando este tipo de desenvolvimento ao longo dos anos, bem como estimulando e apoiando a comunidade. “Eu escolhi me capacitar em Cyber Threat Intelligence, porque percebi que o curso tem algo a mais para oferecer. O que me chamou atenção foi a parte de tratamento de ameaças, mas o grande diferencial ao qual pesou na minha escolha, foi a rede de relacionamento e suporte que escola oferece em uma comunidade diferenciada e engajada. Vejo como estar inserida pode proporcionar parcerias comerciais e oportunidades de carreira”, destaca Cybelle Oliveira, aluna do curso de pós-graduação em Cyber Threat Intelligence do IDESP.
Além da mentoria, o Programa de Excelência Acadêmica conta com Projetos de produção de conteúdo como artigos, livros e outras publicações em geral no qual os alunos e professores de IDESP terão a oportunidade de registrar os seus trabalhos e pesquisas realizados, conforme os critérios pré-estabelecidos. O Programa de Excelência Acadêmica trabalha ainda competências voltadas para apresentação e oratória, com momentos para os alunos apresentarem seus trabalhos finais no formato de palestra para comunidade em geral. O intuito do Programa é que o aluno deixe de ser coadjuvante e se torne o principal ator da sua trajetória e faça a diferença.
A partir de janeiro de 2023 o Programa de Excelência Acadêmica também trará o acompanhamento do Sucesso do Aluno. Novas tecnologias e um novo método de avaliação serão utilizados tanto por alunos como por professores com o objetivo de aprimorar cada vez mais a experiência em sala de aula, para que a jornada com o IDESP seja uma jornada transformadora e forneça as melhores ferramentas e caminhos para que o aluno IDESP seja sempre um profissional de referência no mercado.