• sáb. maio 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Especialista dá dicas de como os acessórios de segurança veicular podem ajudar os motoristas em emergências

Com mais um feriadão chegando, quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, pegar a estrada e esticar o final de semana pode ser uma opção para os cearenses que pretendem passear e até mesmo descansar. Malas prontas e documentação em dia para seguir ao destino e, de repente, um imprevisto acontece. Saber como proceder em emergências pode ser útil até mesmo quando o condutor estiver no dia a dia na cidade, é o que explica o especialista Leonardo Mendonça, da LS Centro Automotivo, que dá dicas de como os acessórios podem ir além de sua função principal.

A primeira dica é sobre o cinto de segurança, que também pode ser usado provisoriamente como guincho para retirar o veículo do meio até a pista. “Dependendo do local em movimento que apresentar o problema e não for possível contar com a ajuda de alguém, retire o cinto até o limite para fora do carro, fechando a porta e passando a faixa transversal pelos ombros. Controlando a direção, é possível levá-lo até o acostamento e, então, solicitar uma ajuda especializada”. O encaixe do cinto de segurança também pode ser usado para quebrar o vidro em situação extrema de um passageiro preso no interior do carro em caso de um incêndio. 

O tapete emborrachado é outro acessório que pode ser muito útil, caso o carro venha atolar na areia de praia ou na lama. “Nessa situação específica, a primeira recomendação é não tentar acelerar, pois só vai afundar ainda mais o pneu. Se o carro tiver mais ocupantes, todos devem sair e procurar reduzir o peso das malas. O passo seguinte é esvaziá-los e colocar o tapete emborrachado entre as rodas, pois o de veludo não vai conseguir a aderência necessária para sair do atolamento. Somente então, o condutor deve ligar o motor e acelerar gradativamente”, recomenda o especialista da LS Centro Automotivo.

Fitas adesivas podem ajudar, de forma provisória, caso alguma lâmpada se desprenda ao passar em buracos ou desníveis na pista. O item é mais barato do que trocar a peça, além de uma multa que pode ser aplicada pela falta desse acessório, que também é um item de segurança. “Pode parecer simples, mas trocar lâmpadas dos faróis é bem mais complexo do que trocar as lâmpadas de uma casa. Com o carro em movimento, eles ficam aquecidos e podem até dar queimaduras nas mãos. A utilização de luvas evita, ainda, que apareçam rachaduras no vidro que protege a lâmpada, causada pelo contato direto da pele, devido à sua oleosidade, ao ser novamente ligado”, comenta Leonardo.

Como as dicas sempre são bem-vindas, o especialista automotivo enumera outros cuidados que os condutores devem ter. Surgiu uma fumacinha na frente do veículo? Pare o carro imediatamente e espere uns 15 minutos antes de abrir a tampa do radiador ou do reservatório, já que em temperatura de mais 100º pode ocasionar queimaduras graves com o vapor ou água fervendo em cima da pessoa. Evite também colocar água fria no motor aquecido, pois o prejuízo financeiro pode ser alto. Pegar no tranco, ou simplesmente na banguela, sobrecarrega o circuito eletrônico, pode romper a correia dentada e até danificar o catalisador pela maior injeção de combustível. 

As revisões mecânicas em dia, observa Leonardo Mendonça, evitam boa parte desses problemas. Outro deles é em relação a bateria, que pode ser verificada durante o processo de escaneamento na oficina de sua confiança. “Conhecida como chupeta, forçar uma carga na bateria somente para pequenos e rápidos percursos, e é preciso evitar que os fios negativo e positivo se toquem. Do contrário, esse jeitinho pode causar danos mais sérios no sistema elétrico”, explica. Por fim, se as rodas travadas do carro travarem, deve-se evitar tentar arrastá-lo pelo asfalto. Sinalize com triângulo para evitar acidente e chame o reboque ou o mecânico de confiança.

Serviço:

LS Centro Automotivo

Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *