A rinoplastia, cirurgia plástica que modifica o formato do nariz, se consolidou como uma das mais procuradas no Brasil por pessoas que desejam harmonizar suas feições e, consequentemente, melhorar sua autoestima. A cirurgia, além de alterar a aparência do nariz, também pode ajudar em problemas funcionais.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia está entre as cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil, com milhares de procedimentos realizados anualmente. Dr. Jamisson Melo, médico especialista em rinoplastia e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), destaca que a busca por uma aparência que corresponda às expectativas pessoais é um dos principais fatores que motivam os pacientes, resultando não apenas em benefícios estéticos, mas também em ganhos psicológicos.
“O nariz é está localizado no central do rosto, e pequenas mudanças podem ter um impacto profundo na forma como um indivíduo se vê e é percebido pelos outros. A rinoplastia pode ser um divisor de águas na vida do paciente, ajudando-o a recuperar ou aumentar a confiança em si, o que pode refletir positivamente em diversas áreas, como relações pessoais e profissionais”, destaca Jamisson.
Além de possibilitar o aumento da autoestima, a rinoplastia é indicada diretamente para casos de correção de deformidades como nariz torto, sequelas de fraturas nasais, tamanho indesejado, giba nasal (proeminência óssea e cartilaginosa no dorso do nariz), entre outros. “Os benefícios são inúmeros e interferem de maneira direta na qualidade de vida dos pacientes. A orientação é que sejam seguidas todas as recomendações do pós-operatório para possibilitar uma boa recuperação”, ressalta o especialista.