• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Especialista avalia medicamentos contra a obesidade

A obesidade é uma das principais doenças do brasileiro. Segundo estudo realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade, em 2022, e divulgado pela Federação Mundial da Obesidade, é esperado que o Brasil viva com 29,7% da população adulta com obesidade até 2030.

Diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do remédio wegovy, substância que pode reduzir o peso do paciente, em média, 17%. O medicamento, no entanto, ainda não tem data para ser comercializado.

O remédio é um tratamento semanal para a obesidade por meio da semaglutida 2,4mg, que já é utilizada para o tratamento de Diabetes Tipo 2. No País, outra medicação (para DiabetesTipo II) cujo princípio ativo também é a semaglutida, é o Ozempic, que já tem sido prescrito por médicos sem indicação em bula e é voltado para o emagrecimento.

Como toda medicação, no entanto, só deve ser utilizada mediante orientação médica. Além disso, vale lembrar que adultos podem utilizar respeitando a dosagem de 2,4mg semanal e sem fazer a ingestão de outros medicamentos que tenham a mesma substancia ou liraglutida em sua fórmula.

O Ozempic é indicado somente para pessoas que tenham o índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m², o que confere obesidade, com a presença de comorbidades como hipertensão ou diabetes.

“Hoje há muitos medicamentos aprovados para uso da obesidade, que deixam o paciente saciado, como é o caso da semaglutida. Começou-se a perceber que uma das ações dele é exatamente essa, mas há muitos outros. Porém, a melhor forma de combater a obesidade é equilibrando a fisiologia do paciente, pois se há tireoide desequilibrada, terá metabolismo mais baixo e obesidade no futuro. Então, o ideal é equilibrar a noite do sono, com hormônio, alimentação adequada e atividade física. É preciso melhorar o estilo de vida para não retornar a obesidade. O correto é mudar a mentalidade”, disse o especialista em longevidade, André Guanabara.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *