Durante o período de férias, as infecções virais podem ser mais comuns devido à maior interação social, deslocamentos e passeios a locais com maior número de pessoas. Essas infecções são causadas por vírus, agentes microscópicos que podem se reproduzir dentro de células hospedeiras. Elas podem afetar diversas partes do corpo, causando sintomas como febre, fadiga, dores musculares e reações gastrointestinais.
Dr. Danilo Campos, infectologista da Rede Oto Kora Saúde, destaca que no período de férias as viroses podem atingir ainda mais as crianças, que estão em casa durante o período de recesso escolar. “Em momentos de brincadeira, de passeios, os pequenos acabam mais expostos e correndo um risco maior de gripar ou pegar algum resfriado durante”, pontua.
Os adultos também precisam redobrar as medidas preventivas para garantir uma boa qualidade de vida. A prevenção deve ser feita por meio da higiene das mãos, além do bom descanso e uma alimentação saudável que fortaleça o sistema imunológico. Evitar locais pouco arejados e multidões também podem ser pontos a serem seguidos. O tratamento pode variar, dependendo do vírus e dos sintomas.
Manter o cartão de vacina em dia também é fundamental na prevenção contra infecções virais. “Todos os anos, nós temos campanha de vacinação contra a gripe, e precisamos da adesão do maior número de pessoas. As vacinas da Covid-19 também devem estar em dia, garantindo que o paciente não desenvolva quadros mais graves”, pontua Danilo.