Nos últimos anos, pôde ser observado um aumento significativo da presença feminina em cargos de liderança no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton, em 2020, 29% dos cargos de alta gerência no mundo todo eram ocupados por mulheres, o que representa um aumento de 6% em relação a 2018. Além disso, outro estudo realizado pela McKinsey & Company mostrou que empresas com maior diversidade de gênero em suas lideranças tendem a ter um desempenho financeiro superior.
No entanto, apesar desses avanços, ainda existem desafios a serem superados no que diz respeito à igualdade de gênero no ambiente de trabalho, de acordo com a professora da Fundação Dom Cabral, Livia Mandelli. “Estamos no caminho das mudanças necessárias. Precisamos trabalhar com a sociedade e não somente com as mulheres, as quais já estão empoderadas. Agora precisa de espaço para o posicionamento feminino”, diz.
Em alusão ao mês da mulher, no dia 01 de março, Livia Mandelli, que é doutoranda em Comportamento Humano pela Walden University, nos EUA, mestre em Liderança pela University of Gloucestershire na Inglaterra, Psicopedagoga Organizacional e Administradora, participa do evento “Autoliderança Feminina, Novos Tempos para Construção de Redes e Propósitos”, em Fortaleza, realizado pela Barros Soluções, associada da Fundação Dom Cabral.
A professora da FDC destaca que irá falar sobre o protagonismo feminino, semelhanças e consciência da liderança. “Vamos dialogar acerca do quanto nós somos iguais no nosso feminino, podemos ser diferentes em várias coisas, mas tem uma parte comum que o núcleo duro no feminino, na qual nós somos todos iguais. O que a gente faz para se tornar consciente da nossa liderança, sobre a gente ser dona de nós mesmas, o nosso papel de liderança, e a importância do autoconhecimento nisso tudo”, aponta.
Fechado para convidados, o encontro acontece no Espaço Senac, a partir das 14h, e reunirá lideranças femininas do PAEX – programa destinado às empresas de médio porte que proporciona intenso aprendizado em rede, amplia a visão estratégica, aumenta a capacidade dos executivos em resolver problemas, desenvolve competências gerenciais de ponta e constrói um modelo de gestão orientado à estratégia e resultados.