Na tentativa de reter talentos e até mesmo atrair talentos de outros estados, algumas empresas de Alagoas que precisam de profissionais com alto nível de qualificação vem buscando alternativas. Esse é o caso da ADIT Brasil – Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. Com quase 500 associados pelo País e uma agenda de ações nacionais intensa, a instituição com sede em Maceió vem adotando ações para entender melhor colaboradores e com isso adotar práticas que retenham talentos e atraiam novos.
Recentemente, a ADIT evidenciou que suas práticas vêm dando certo. Ela alcançou o selo Great Place to Work – GPTW, com aprovação de 95% dos colaboradores, sendo que a média nacional é 91%. Entre as avaliações, foram ressaltados: camaradagem, credibilidade, orgulho, respeito e imparcialidade. Segundo o presidente executivo da ADIT, Martín Diaz, “estamos crescendo de maneira acelerada e garantir uma mão de obra qualificada é essencial”.
Ainda de acordo com o executivo, com os indicadores gerados pela pesquisa GPTW, “nossa proposta é investir ainda mais em melhoria do clima organizacional, treinamentos, atendimento de expectativas, política de benefícios atraente e harmonia”. Um dos primeiros passos dados nesse sentido foi a mudança de sede da empresa, que saiu de um prédio empresarial para uma casa. “Com isso, queremos gerar proximidade, conforto e oferecer estrutura compatível com a dos grandes centros empresariais do País.”
Esse movimento vem sendo adotado por empresas de Maceió na tentativa de evitar êxodo de profissionais e atrair talentos de outros estados. “O conhecimento está disseminado pelo País e oferecendo cenário compatível com as expectativas, temos grandes chances de transformar o Estado em um pólo de atração”, destaca Díaz. Setores, como Serviços e Tecnologia da Informação, são duas áreas que precisam de alto nível de qualificação de profissionais e vêm enfrentando desafios em contratar.
Junto a isso soma-se o fato de o turnover – indicador que mede a rotatividade dos trabalhadores nas empresas em um determinado período de tempo – no Brasil ser o maior do mundo, registrando média de 3,79% ao mês, segundo estudo do Dieese e Robert Half. Para alguns setores, esse índice pode chegar a quase 6%. Dessa forma, desenvolvimento acelerado da economia fica comprometido e muitas empresas acabam tendo suas operações prejudicadas.
Sobre a ADIT Brasil
Fundada em 2006, a ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento dos mercados imobiliário, turístico e urbanístico dentro das melhores práticas nacionais e internacionais. Com grande atuação na educação, conscientização e capacitação do mercado, a ADIT é hoje reconhecida pelo forte rede e geração de negócios brasileiros, caracterizando-se em uma referência como uma associação nacional do mercado imobiliários, com aproximadamente 500 associados de diferentes áreas. Atualmente, a associação conta com um calendário de eventos de capacitação e networking robusto: ADIT Arq, ADIT Invest, ADIT Juris, ADIT Share, COMPLAN e IMOBTUR. Paralelamente, a entidade realiza cursos, reuniões de melhores práticas, publicações de livros e revistas, além de missões técnicas nacionais e internacionais. www.adit.com.br