A Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, foi indicada pelos cearenses como uma das empresas mais inovadoras do Estado. O reconhecimento aconteceu por meio do Ceará Awards, nova premiação anual que destaca os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de inovação do cenário estadual.
A categoria “Empresa Inovadora”, celebra as grandes empresas e corporações que colaboram com o ambiente inovador, fazem conexões com startups e possuem programas de inovação aberta. Além de ter sede no Ceará, era requisito da categoria, ter realizado algum programa, desafio ou ação para o desenvolvimento de startups e ter colaboradores dedicados exclusivamente para desenvolver ações com o mercado relacionadas a estas iniciativas.
“Para nós é um grande orgulho esse reconhecimento popular pelo público cearense. Isso mostra que as empreitadas da Solar em promover evolução tecnológica e digital estão dando resultados. Nós acreditamos que o mercado oferece uma gama interessante e próspera de startups com boas e inovadoras ideias. Por isso, nos propomos a cultivar o intercâmbio de conceitos e percepções com instituições desse meio”, afirmou Mário Wagner, diretor de transformação digital da Solar Coca-Cola.
Os indicados foram anunciados nesta segunda-feira, 24, e as empresas vencedoras de cada uma das 14 categorias deverão ser premiadas no dia 5 de novembro. O prêmio é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e terá sua estreia, durante a Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Inovação Solar
O reconhecimento da Solar como empresa inovadora é resultado dos investimentos da empresa, que vem apostando na inovação aberta e na transformação digital. Um dos cases da Solar nesta área, é o Supernova, programa de inovação aberta da empresa que busca captar startups para a modernização de produtos e serviços.
O programa, que conta com a parceria da Innoscience – empresa focada em consultoria de inovação corporativa –, tem como objetivo dar oportunidade a 12 startups de todo o Brasil, de serem selecionadas para trabalhar em parceria com a Solar. O Supernova já está em andamento e recebeu 186 inscrições de empresas de três regiões do país. Destas, 19 continuam a todo vapor na jornada Supernova, participando de imersões e avaliações com especialistas, até a final do programa, onde serão escolhidas as iniciativas avaliadas como mais promissoras com a expectativa da consolidação de parcerias da Solar com as startups.
“Acreditamos que o tripé da inovação se dá pela conexão entre as universidades, investidores e startups. Fora dos muros da companhia temos buscado maneiras de fomentar este ecossistema tanto no âmbito nacional como também local. É o caso de iniciativas como parcerias com o meio acadêmico e o apoio, enquanto mantenedores, de HUBs de Inovação. Nessa jornada, temos buscado contribuir para o desenvolvimento do meio onde estamos, focando diretamente no aceleramento de startups e sempre acompanhando de que forma podemos nos engajar nesse movimento”, finaliza Mário Wagner.