O caju é um fruto rico em vitamina C, chegando a ter até cinco vezes mais concentração da substância do que a laranja, o que o torna um ótimo alimento para reforçar o sistema imunológico. Além disso, os benefícios do cultivo desta árvore nativa do Nordeste vão além do nutricional. Pensando nisso, a Tijuca Alimentos reflorestou parte de uma fazenda em Beberibe, no Ceará, como solução econômica, social e ambiental para a região.
“Começamos a plantar o caju como forma de reflorestar a área que estava como uma terra árida. Mas não demorou para descobrir os benefícios da plantação da cajucultura. Desde o plantio até a colheita, o fruto consegue gerar emprego, alimentar pessoas e ainda ajuda na questão hídrica por não precisar de irrigação. Muitas pessoas veem na safra do caju a oportunidade de mudar de vida”, afirma Evandro Junior, supervisor de produção da Tijuca.
Ao todo, a fazenda Tijuca está fazendo o plantio de mais 13.700 novas mudas de cajueiro e chegando a totalizar 100 mil árvores. Na safra deste ano, estão sendo gerados novos postos de empregos para moradores locais e pessoas à procura do primeiro emprego de carteira assinada.
Além da área econômica e social, a cajucultura também ajuda na questão ambiental, pois a poda anual dos cajueiros auxilia no sequestro de carbono da atmosfera. Dessa forma, o resíduo dessa poda é transformado em lenha e usado no aquecimento dos pintinhos e na caldeira da fábrica de ração animal da fazenda. Outra coisa importante é a separação das áreas de produção funcionando como um filtro verde que ajuda na parte sanitária, mantendo a saúde dos animais da fazenda