A Tijuca Alimentos, empresa cearense referência há 55 anos na comercialização de ovos, cortes de frango e queijo, entendendo a importância do seu papel social e ancorada no compromisso com a comunidade local onde está inserida, criou um programa de estágio para empregar pessoas dessas localidades. Desde a criação do projeto em 2017, cerca de 100 jovens estagiários já passaram pela empresa, oriundos de uma escola pública do bairro de Messejana, numa demonstração de investimento na integração e no desenvolvimento da região.
Essa iniciativa se concretizou através de uma parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar, localizada no mesmo bairro da sede administrativa da empresa. O acordo oferece aos jovens a oportunidade de adquirir experiência profissional e colocar em prática seus conhecimentos em um ambiente real de trabalho.
“Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento social e econômico da comunidade”, afirma Danilo Veloso Lopes, gerente de TI da Tijuca Alimentos. “Por isso, investimos em programas que possibilitem aos jovens da região acesso a um ambiente de desenvolvimento de qualidade e oportunidades de emprego”, explica ele que é responsável pelo setor que mais recebeu inserção de estagiários.
Os jovens que participam do programa de estágios da Tijuca Alimentos são treinados e acompanhados por profissionais experientes da empresa. O objetivo é a formação de analistas e programadores na área de TI.
Os jovens que são inseridos no programa de estágio, possuem a possibilidade de serem efetivos após esse período. A Tijuca possui no seu quadro de funcionários atuais cerca de 20 colaboradores que ingressaram na empresa por meio desse programa.
A iniciativa da Tijuca Alimentos demonstra como a integração com a comunidade pode gerar benefícios para todos os envolvidos. A empresa encontra mão de obra qualificada e comprometida, enquanto os jovens da região têm acesso a oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional.