Por Aleksandra, CEO da Fertably
Com experiência no mercado de benefícios corporativos e nas lutas por igualdade de gênero, percebo que atualmente esse é um dos principais espaços que empreendedores ou líderes de RH devem prestar atenção nos próximos anos. Um estudo da Technavio, mostrou que no Brasil esse mercado deve crescer a uma taxa de 9,05% até 2026. A expectativa é de que sejam movimentados cerca de 5,57 bilhões de dólares nessa área.
Um dos motivos para o boom de investimento nesse campo é o crescente interesse dos próprios empregados por condições de trabalho que valorizem o bem-estar, a flexibilidade e a saúde física e mental. E por mais que os planos de saúde sejam o benefício mais buscado na hora de aceitar uma vaga, eles não cobrem tratamentos de fertilidade – salvo raras exceções.
Muitas vezes me perguntam qual a relação desses tratamentos de fertilidade com o ambiente de trabalho, e por que o mercado de benefícios mundial tem dado atenção a essa demanda. E muitos dados nos mostram como os benefícios da fertilidade podem impactar sua empresa e os colaboradores.
No Brasil não vemos pesquisas aprofundadas a respeito do tema, se comparado com outros países do mundo, isso significa que é um caminho de grande potencial a ser explorado e é só uma questão de tempo para que as coisas ganhem força por aqui.
Mas já vemos alguns casos de benefícios de fertilidade em empresas brasileiras, que se destacam por trazerem um grande diferencial. Analisando a pesquisa que mencionei anteriormente, pude notar que este é fator determinante para a permanência de talentos nos empregos.
Em conversas com gestores, à primeira vista, o assunto não parece ser relevante. Muitos não enxergam a fertilidade como uma parte extremamente presente nas vidas de todos os colaboradores de uma empresa. Gosto de fazê-los entender que escolher tomar ou não anticoncepcional, ter filhos ou não, congelar óvulos ou não… Tudo isso faz parte do dia a dia das pessoas com quem se convive no ambiente de trabalho, e não faz sentido ignorar esse assunto. Afinal, este é um dado relevante para empregados na hora de escolher um emprego para ficar a longo prazo.
Ao pensar na fertilidade um grande valor é agregado na qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa. Aqui na Fertably, oferecemos acesso a serviços de primeira linha de fertilidade para os empregados, sem aumentar os custos na ponta do lápis.