O empreendedorismo digital pode ser considerado o presente e o futuro dos negócios, visto que oferece aos empreendedores a oportunidade de ser flexível e independente em sua rotina de trabalho. Além disso, não há a necessidade da realização de grandes investimentos, a obtenção de lucro é potencialmente maior e há a possibilidade de se atuar em um ambiente mais cômodo.
Para a mentora head da empresa de educação Maxxed, Anna Carolina Alencar, “O empreendedorismo digital permite a criação de novos modelos de negócio, otimização dos processos, aperfeiçoamento da inteligência empresarial, além de colaborar com a geração de empregos e renda para a população”. Este meio tem sido uma ferramenta para o desenvolvimento da economia.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas registradas nas plataformas comerciais online brasileiras chegaram a R$ 169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. Segundo a Associação, a previsão é que o crescimento dessas plataformas seja de R$ 185,7 bilhões em 2023. Anna Carolina, que também é especialista em empreendedorismo, aponta que há um crescimento em infoprodutos que são aqueles disponibilizados e consumidos em formato digital, “exemplos claros disso são as mentorias e os cursos online”.
“Em casos de serviços digitais, não há preocupação com custos em logística. Por outro lado, exigirá dedicação e planejamento na produção do conteúdo, priorizando a qualidade, e investimento em tecnologia”, ressalta a mentora. Todas as ferramentas tecnológicas aplicadas no empreendedorismo digital devem convergir para a ampliação da atuação de determinada empresa no mercado e com o objetivo de gerar melhores resultados. No entanto, é essencial entender quais ferramentas se adequam ao seu negócio. A partir dessa compreensão, o empreendedor conseguirá alinhar suas estratégias e os seus investimentos de maneira assertiva.