Em visita a municípios do Ceará, a gestora do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, firmou parcerias, participou de eventos públicos e conversou com gestores locais sobre políticas públicas voltadas para família, jovens e mulheres. A iniciativa foi realizada nos dias 14 e 15 de dezembro e contou com a participação de autoridades do estado e populares.
Em Quixadá (CE), a ministra participou da reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e, na oportunidade, assinou parcerias para implementar no município o Programa Famílias Fortes, o Mães do Brasil e o Qualifica Mulher. Tais programas contam com o microcrédito do Banco do Nordeste e visam a qualificação e a independência financeira de mulheres e suas famílias. “Aqui em Quixadá, o programa de transferência de renda direta do Governo Federal tem beneficiado mais de 19 mil famílias e injetando diretamente na economia local mais de 11,5 milhões de Reais”, expõe a ministra.
O CRAS também oferece cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Comercial de Quixadá. “Estou feliz pela adesão do município aos programas que têm como base políticas de fortalecimento de vínculos familiares, o cuidado integral da mulher (mãe) e que também dão oportunidade de autonomia econômica às mulheres da região”, comemora a líder da pasta.
Ainda no município de Quixadá, a ministra participou de uma roda de conversa com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher na residência da escritora Raquel de Queiroz – primeira mulher membro da Academia Brasileira de Letras. Na oportunidade, Cristiane ouviu as sugestões das gestoras locais e apresentou dados atualizados do Plano Nacional de Enfrentamento aos Feminicídios e os programas do MMFDH. “Evoluímos bastante em relação à estrutura, mas o fortalecimento e a integração da rede de enfrentamento é mais eficaz e a principal política de combate a todas as formas de violência contra as mulheres”, reafirmou a gestora.
Outras agendas
Em passagem pelo município de Eusébio (CE), a ministra participou da cerimônia de entrega de 65 carros oriundos do edital Pró-DH. Um carro foi doado para auxiliar nas iniciativas da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR); 12 veículos destinados a Conselhos representantes da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e 52 carros para fortalecer as ações da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). Também foram entregues 14 kits, de computador com câmera e impressora, para auxiliar nas ações relacionadas à juventude do município.
Ao fim da agenda, sobre o legado que deixa durante a sua gestão como ministra, Cristiane Britto destaca que “Tudo começa e tudo termina na família. Nenhuma política pública pode ser construída se não for com esse olhar para o fortalecimento de vínculos familiares, priorizando Deus, pátria, família e liberdade.”