Para além dos fãs de futebol, todos estão acompanhando, desde o dia 20, o maior evento esportivo do mundo, a 21ª edição da Copa do Mundo, que neste ano está sendo sediada pelo Catar. Como era de se esperar, o torneio tem movimentado várias frentes do mercado e impulsionado negócios dos mais variados segmentos, entre eles as escolinhas de futebol.
De acordo com levantamento interno realizado pela Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, as escolas de futebol viram o número de alunos crescer em 20% no trimestre de julho a setembro deste ano. De acordo com Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, o aumento registrado nos estabelecimentos parceiros não é uma surpresa. “Percebemos que a busca por escolinhas [de futebol] tende a crescer em períodos de competições importantes, como pudemos observar na análise deste ano, período em que ocorre a Copa do Mundo”, comenta.
Neste cenário, além do aumento registrado nas matrículas em escolas de futebol, a busca na internet por termos relacionados ao torneio e à Seleção Brasileira de Futebol têm performado em alta desde o começo do ano. As análises do Google Trends tiveram como ponto de partida janeiro de 2021, um período de um ano e sete meses de antecedência.
Em janeiro do ano passado, as buscas por escolinhas de futebol eram de uma média de quase 25 mil, ultrapassando essa barreira em maio e com um pico de 50 mil em agosto do ano passado, período em que muitos campeonatos europeus estavam começando e alguns nacionais na reta final ou em clássicos.
Entre agosto de 2021 e março de 2022, as buscas variaram sempre acima dos 25 mil resultados. E, desde então, se manteve estável acima dos 40 mil. O comparativo também permite notar que o termo “escolinha de futebol” tem predominância em quase todos os estados, enquanto “escola de futebol” ganha o comparativo nos estados de Amazonas, Amapá, Ceará e Paraná.
Já os termos como camisa do Brasil, jogador de futebol, seleção brasileira e escalação de futebol também apresentaram crescimento, em especial nos últimos três meses, com base em informações do Google Trends.
Ainda segundo o executivo, é muito importante que empreendedores do setor acompanhem de perto o comportamento dos consumidores, como forma de entender o padrão de consumo e direcionar os negócios para a direção correta. “Esses resultados obtidos mostram que o brasileiro se mostra muito mais interessado em futebol em datas próximas a importantes competições. Mesmo simples, levantamentos como esses podem ser utilizados em benefício dos empreendedores que atuam no ramo para que possam estabelecer uma gestão bem definida de seus negócios e acompanhar a alta demanda”, diz Antonio Maganhotte Junior.