O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio do seu Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS), realizou no último fim de semana, no campus Carneiro da Cunha, um Curso de Abordagem às Vias Aéreas, em conjunto com o Núcleo de Abordagem às Vias Aéreas (NAVA), projeto de extensão da instituição em parceria com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O curso, voltado à médicos e estudantes de medicina, focou no aprimoramento das habilidades dos profissionais por meio de treinamentos em simuladores, modelos de simulação realística e realidade virtual anatômica utilizando equipamentos de última geração que a Unifametro disponibiliza para os estudantes dos seus cursos na área de saúde.
Em 2022, a Unifametro investiu R$ 5 milhões em sofisticados equipamentos para ensino e em infraestrutura para o treinamento dos estudantes dos cursos da área da saúde. Foram adquiridas 2 Plataformas Multidisciplinares 3D que permitem uma imersão do aluno no corpo humano, e um exemplar do Simulador Corpo Inteiro SimMom, um manequim em tamanho real que simula reações orgânicas e funções do corpo humano. Além disso, também investiu-se na infraestrutura e em equipamentos para laboratórios de microscopia, anatomia, consultórios, além de um hospital simulado.
A capacitação também abordou diversas técnicas, desde laringoscopia tradicional à diversas abordagens com videolaringoscopia, fibroscopia flexível, estilete luminoso, intubação retrógrada, cricotiroidostomia, traqueostomia, equipamentos supraglóticos e treinamentos em peças animais, assim como ultrassom point of care no manejo das vias aéreas.
Foram discutidos os mais recentes algoritmos sobre vias aéreas e a apresentação de um equipamento que permite, rapidamente, avaliação clínica das vias aéreas, desenvolvido e patenteado pelo coordenador do curso, Dr. Rogean Rodrigues Nunes. O Curso de abordagem às Vias Aéreas contou com a participação dos médicos instrutores Rogean Rodrigues Nunes, José Carlos Nascimento, Erivan Façanha, Larissa Barros e Fernando Jacó.