Foto: Nicolas Leiva
Ao invés daquela conhecida frase, ou você ama ou você odeia a atividade física, a médica otorrinolaringologista aposentada Maria de Lourdes Nogueira da Rocha, 80 anos, sugere começar sentada fazendo pequenos movimentos com os pés e depois encontrar algo que dê prazer. Esse não foi o caso dela, mas a dica é para sair do sedentarismo e chegar na longevidade com qualidade de vida. A sua rotina, de segunda-feira a sábado, inclui o fortalecimento dos músculos com eletroestimulação, corrida de rua, beach tênis, pilates e canoagem na Beira Mar de Fortaleza.
Tanto comprometimento com a prática de várias modalidades esportivas não poderia ter outro resultado: saúde em dia, atestada semestralmente durante os exames de check-up, e várias premiações. Entre elas, destaque para o primeiro lugar na competição de canoagem na capital cearense (2024/2025) e o 15º lugar na corrida de São Silvestre do ano passado, em São Paulo, na categoria por idade. Natural de Fortaleza e prestes a completar 81 anos em outubro deste ano, Maria de Lourdes conta que essas conquistas representam liberdade, leveza, domínio do corpo e poder caminhar sozinha, além de não sentir dores no corpo.
A atividade física sempre fez parte da sua vida, desde criança, e outras gerações da sua família também seguem esse exemplo. O neto joga futebol no colégio e quer ser goleiro, a neta optou pelo beach tênis e academia, e todas as sobrinhas estão envolvidas em alguma atividade física. Maria de Lourdes também já fez hidroginástica, Tai Chi Chuan e ginástica localizada, mas a energia que precisa para dar conta de tudo e ainda fortalecer os músculos, ela encontrou nos exercícios com eletroestimulação, oferecidos de forma personalizada na X-Shaper. “Sem dúvida, a eletroestimulação oferece o maior nível de recomposição do corpo todo e com um tempo mínimo de duração”, explica.
Para quem ainda não conhece essa modalidade (exercícios combinados com eletroestimulação), que conta com um protocolo personalizado e acompanhamento de um profissional capacitado, é indicada principalmente para força, equilíbrio, resistência, flexibilidade e até funcional. “É fundamental que qualquer programa de exercícios com eletroestimulação para idosos seja supervisionado por profissionais de saúde qualificados, garantindo segurança e eficácia. É necessário, ainda, considerar as condições de saúde individuais e ajustar a intensidade a partir das evoluções”, explica o especialista em eletroestimulação na X-Shaper, Breno Oliveira. Outros benefícios que podem ser citados a partir da prática regular da atividade, duas vezes na semana e até 25 minutos a cada treino, são a redução da dor nos músculos e articulações, estimulação da circulação sanguínea, resistência cardiovascular e a recuperação de lesões ou após cirurgias.
Como toda e qualquer atividade física responsável, a X-Shaper tem uma abordagem cuidadosa e gradual, que segue as etapas de avaliação inicial (que inclui a revisão de condições médicas, limitações físicas e nível de atividade atual); introdução gradual (sessões curtas para o corpo se acostumar com o estímulo da eletroestimulação até exercícios específicos); combinação com exercícios básicos (baixo impacto, como caminhadas leves, alongamentos e de força com o peso do corpo); foco na técnica (previne lesões e os movimentos são realizados de forma segura); monitoramento constante (observar fadiga, desconforto ou dor, ajustando conforme a necessidade); rotina (estabelecer um cronograma); e educação e encorajamento (sobre os benefícios).
No caso dos alunos da terceira idade, Breno Oliveira explicou quais são as queixas e preocupações mais comuns antes de iniciar os exercícios combinados com eletroestimulação. “Eles temem muito se machucar durante a prática da atividade, principalmente se já tiveram lesões anteriores ou possuem alguma limitação. A sensação de cansaço e falta de energia também é muito presente neste grupo, principalmente para aqueles que não estão acostumados a se exercitar regularmente. Há, ainda, queixas de dores articulares e musculares, além da dificuldade sobre a complexidade no uso de alguns equipamentos e até a falta de motivação”. Mas, ao receber o cuidado e sentir confiança no profissional, a rotina acaba se tornando prazerosa.
Saiba mais
– 40% dos idosos acima de 80 anos sofrem quedas anualmente, segundo o Ministério da Saúde
– A sarcopenia, ou enfraquecimento dos músculos, se dá pela falta de exercícios específicos. A eletroestimulação é uma grande aliada neste caso
– Doenças crônicas como fibromialgia, hipertensão, diabetes e osteoporose podem ser controladas a partir da atividade física correta e regular
– Resistência física, condicionamento cardiorespiratório, controle dos níveis glicêmicos e de pressão arterial, estímulo do metabolismo cerebral e prevenção de problemas de memória são outros benefícios importantes da atividade física
Serviço:
X-Shaper
Endereço: Avenida Beira Mar, 3960, loja 12, Galeria Scala Residenza
Site: www.xshaper.com.br
Informações: (85) 99113-2005