• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Economia circular: resíduos produzidos durante o São João de Maracanaú terão destinação correta

Com expectativa de dois milhões de pessoas, o São João de Maracanaú chegou a 2023 proporcionando 40 dias de festa. A manifestação cultural que movimenta a economia da cidade também ganhou um reforço importante: o da sustentabilidade. Para dar apoio à gestão de resíduos sólidos do evento, a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do país, fará a compra de PET e de vidro gerados no local durante os dias de festa. A ação é assinada pelo Recicla Solar, projeto de fomento à reciclagem da fabricante.

Os resíduos estão sendo coletados por uma empresa contratada pela organização do evento, e posteriormente o Recicla Solar está fazendo a compra destes materiais, destinando-os à EcoMax, agregadora parceira do projeto que conta com cerca de 40 colaboradores e mais quatro cooperativas de reciclagem. O impacto socioeconômico é refletido na cadeia da economia circular e ainda promove a conscientização ambiental.

“Dentro dos pilares de ESG, com foco no ‘ambiental’, a Solar Coca-Cola quer ser referência em gestão de resíduos e para isso, além de patrocinar grandes eventos, também entramos com apoio à sustentabilidade destas festas. Em 2023, já foram mais de 12 toneladas recolhidas, fomentando tanto os festejos regionais quanto a economia circular, dando suporte à coleta em grande escala. Como Maracanaú desponta como a maior celebração do São João no Ceará, nosso estado-sede, não poderíamos perder a oportunidade de estimular a renda para os agentes da reciclagem, além de sensibilizar o público acerca da importância do descarte correto de embalagens. Para a Solar, contribuir com a logística reversa é um grande propósito, mas principalmente, poder transformar a realidade das comunidades em que estamos inseridos é um dos princípios que nos move enquanto companhia”, destaca Arthur Ferraz, gerente de relações externas da Solar Coca-Cola.

Para o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, é estratégico que o São João seja realizado com sustentabilidade e preservação ambiental. “Nosso objetivo é que o São João de Maracanaú seja o Maior do Planeta Terra, em todos os aspectos, inclusive na questão ambiental. Por isso, por meio do Recicla Solar vamos viabilizar a destinação correta e a reciclagem dos resíduos do evento, garantindo empregos e fomentando a economia circular. Quero agradecer a presença da Solar Coca-Cola como patrocinadora do São João e parabenizar pelo louvável projeto Recicla Solar”, disse o Prefeito.

Com essa ação, o São João de Maracanaú entrou para o time de eventos de grande porte com sustentabilidade apoiada pelo Recicla Solar. Além deste festejo junino, a engarrafadora comprou também os resíduos do São João de Caruaru (PE). O objetivo da Companhia é participar ativamente da responsabilização de coletar e reciclar embalagens de seus produtos após o consumo.

Recicla Solar em eventos de grande porte

O Recicla Solar, ativo desde 2021, vem estimulando a cadeia de reciclagem, com foco em PET, por meio de centrais de coleta, organizações de catadores e agregadoras de resíduos. A iniciativa está presente em seis estados: Ceará, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Mato Grosso. Até o momento mais de 10 mil toneladas já foram coletadas.

Somente no primeiro trimestre de 2023, o Recicla conseguiu dar destinação correta a 12.400 toneladas de resíduos produzidos durante festas tradicionais e eventos no Nordeste. A sustentabilidade de festas como o Festival de Verão de Salvador, último show da banda Skank, em Fortaleza, o tradicional Camarote Expresso 2222, em Salvador, o Carnaval de Olinda e o torneio Pure Beach de Beach Tennis, em Maceió, foram apoiadas pela Solar Coca-Cola, por meio de parceria com o Recicla Solar, contribuindo para coleta e fazendo a compra destes resíduos.

O objetivo é contribuir com a visão do Mundo Sem Resíduos da Coca-Cola Company, em que a meta é até 2025, ter 50% de material reciclado compondo as embalagens produzidas pela companhia e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que são colocadas no mercado.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *