Alok, DJ e fundador do Instituto Alok; Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Eliane Potiguara, escritora, ativista e empreendedora indígena; Jurema Werneck, co-fundadora da ONG Criola e diretora executiva da Anistia Internacional; Tânia Consentino, CEO da Microsoft Brasil; Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial e Hilde Schwab, à frente da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social. As personalidades que assinam os endossos de E-topia deixam evidente e essência do livro: a busca por uma sociedade mais livre e justa por meio da união do empreendedorismo social com a tecnologia.
A obra é de autoria de Rodrigo Baggio, empreendedor social e CEO da Recode, organização que promove o empoderamento digital para transformar vidas e comunidades. As mais de 1,8 milhão de pessoas beneficiadas em 12 países pela ONG foram a inspiração para criação de Maria, protagonista da narrativa. Negra e da periferia, a personagem desperta pela primeira vez na história a consciência de uma inteligência artificial.
Entre o passado na comunidade no Rio de Janeiro e o presente na Califórnia, em uma rotina de hackathons e metaversos, a história é revelada. Para acompanhar a narrativa, o leitor é convidado a aprofundar na experiência para além das palavras: um aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido especialmente para a produção e cinco histórias em quadrinhos completam a imersão no enredo.
Além do tradicional uso da tecnologia, Maria acredita no poder transformador da internet para uma sociedade mais justa e livre – premissa posta em prática há 27 anos pela Recode, organização liderada por Rodrigo. Para ele, a estreia na literatura é mais uma oportunidade de levar o empoderamento digital aos jovens, desta vez por meio de uma ficção social. “E-topia é uma parábola, uma história da relação de uma menina negra com a tecnologia, mas, acima de tudo, é uma reflexão sobre os maiores desafios da humanidade dos próximos anos”, explica o autor.
Empreendedor social reconhecido com mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, como UNICEF e a Unesco, Rodrigo foi nomeado um dos “100 líderes do amanhã” pelo Fórum Econômico Mundial e selecionado pelos veículos internacionais CNN e Time & Fortune como uma das “Principais vozes do Desenvolvimento Econômico”.