Na contramão da crise, a demanda por tratamentos pouco invasivos cresceu. O setor de medicina estética foi avaliado em US$99,1 bi em 2021 e a projeção é de que, de 2022 a 2030, haja uma expansão de 14,5% (taxa de crescimento anual composta) no faturamento do setor, segundo o relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth. Somente nos últimos 10 anos houve um crescimento exponencial de pelo menos 100% do mercado de cirurgias estéticas no Brasil.
Com isso, o Dr. Thiago Marra, médico e cirurgião plástico, especialista em rinoplastia, será um dos importantes palestrantes do 1º Congresso Integrado de Odontologia e Medicina para Harmonização Orofacial. A palestra será sobre rinoplastia, especialidade que o cirurgião plástico domina e possui vasto conhecimento e experiência, seja de maneira prática quanto por meio dos seus cursos presenciais e online, além dos acompanhamentos Vips que ocorrem regularmente, que já faz muito sucesso e certifica centenas de profissionais no Brasil.
O Congresso reunirá os maiores profissionais da área. E pela primeira vez, médicos e dentistas estarão juntos, focados em um mesmo objetivo: o de compartilhar conhecimento. “Será uma difusão de conhecimento de forma sinérgica, entre médicos, cirurgiões-dentistas, realmente de uma maneira multiprofissional.” Explica o Dr. Thiago Marra, também presidente da Abrapros (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde), que estará sendo representada por ele. “Estarei nesse dia representando a Abrapros para mais de 400 profissionais de saúde, principalmente médicos e cirurgiões-dentistas, falando sobre o knowhow e o que existe de melhor e mais moderno dentro da rinoplastia. Inclusive ressaltar técnicas menos invasivas, utilizando-se apenas de anestesia local, um dos grandes diferenciais das minhas rinoplastias.” Continua.
O avanço das pesquisas e do desenvolvimento de procedimentos estéticos faz nascer uma geração de técnicas de alta performance que vai além dos procedimentos extremamente invasivos para resolver questões de grande complexidade. E como o próprio nome já diz, a harmonização facial e a estética facial visa trazer harmonia e equilíbrio estético em todo o rosto, elevando a autoestima dos pacientes, realçando a beleza, a partir de um conjunto de procedimentos não invasivos.
Dr. Thiago Marra preza pela cirurgia plástica não apenas como uma questão estética, mas uma questão de saúde e autoestima. “A própria OMS define isso ao dizer que, saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um completo bem-estar físico, social e mental”, comenta.
O mesmo estudo realizado pela Aesthetic Medicine Market Size & Growth mostra que, no ano passado, o segmento de procedimentos minimamente invasivos teve participação superior a 50% no mercado mundial. Para os próximos cinco anos, a expectativa é de que o mercado global de injetáveis estéticos cresça de 12% a 14% ao ano, informa pesquisa da consultoria McKinsey, de 2021.
Segundo colocado no ranking dos países que mais realizam procedimentos estéticos, somados os cirúrgicos e os não cirúrgicos, o Brasil registrou 1.929.359 intervenções só em 2020, número que equivale a 7,9% do mercado global, segundo a Isaps (sigla em inglês da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética).
Outro dado de destaque é a realização do procedimento de harmonização facial feita por cirurgiões-dentistas, causa muito defendida pela Abrapros, e que de maneira honrosa, fez o congresso reunir tanto médicos quanto cirurgiões-dentistas em um mesmo evento. Nesse mesmo sentido, o número de procedimentos nos consultórios odontológicos tem aumentado expressivamente.
Para o Dr. Marra, com mais profissionais treinados, os procedimentos nas clínicas tendem a ficar mais acessíveis, oferecendo à população muito mais benefícios. “O Direito Constitucional nos ampara quando mostra que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado”, diz o doutor. “É neste contexto que o Estado garante que todos os profissionais da área possam atuar de forma ampla, contribuindo para um bem na sociedade”. Finaliza.
Segundo colocado no ranking dos países que mais realizam procedimentos estéticos, somados os cirúrgicos e os não cirúrgicos, o Brasil registrou 1.929.359 intervenções só em 2020, número que equivale a 7,9% do mercado global. Os dados são da Isaps (sigla em inglês da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), que faz um levantamento anual sobre os tratamentos realizados por cirurgiões plásticos no mundo inteiro.
Em 2020, foram feitas 1.306.962 cirurgias plásticas no país, contra 1.485.116 realizadas nos EUA,(14,7% do total) que é líder no ranking mundial .
SERVIÇO
Congresso Harmonia
Data: 20, 21 e 22 de Outubro de 2022
Local : CDesign Hotel – Centro de Convenções ( Av. Lucio Costa 17360 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro – RJ)
Link para os Ingressos – https://www.congressoharmonia.com.br/events/