No dia 15 de junho, o Dr. Leonardo Bezerra dará uma conferência no Simpósio de Reprodução Humana, evento promovido pela SOCEGO – Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. O momento, que visa debater novas expertises sobre a fertilidade feminina, acontece no Hotel Sonata, na Beira Mar de Fortaleza. O evento é direcionado para médicos, estudantes e pessoas da área de saúde.
Dr. Leonardo Bezerra comporá a mesa redonda que irá abordar as patologias reprodutivas. Em pauta, Bezerra irá debater sobre Endometriose e Adenomiose, condições ginecológicas nas quais o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero, causando dor e sangramento menstrual e, em muitos casos, comprometendo a fertilidade. “As aderências causadas pela endometriose podem obstruir as trompas de falópio, dificultando a concepção, podendo gerar a infertilidade”, explica.
Bezerra ressalta que a deficiência uterina deve ser observada e indica a reprodução assistida. “Com o acompanhamento devido, temos a capacidade de contornar os problemas causados pelas condições, permitindo que os óvulos sejam fertilizados. O tratamento pode variar entre a inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro (FIV)”, conta.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, calcula-se que 8 milhões de mulheres no Brasil lidem com endometriose. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) enfatiza que essa condição é comumente associada à infertilidade, impactando até 30 a 50% das mulheres diagnosticadas com endometriose. Felizmente, Dr. Bezerra afirma que existem métodos eficazes para o enfrentamento das condições. “Podemos citar várias opções estratégicas, desde abordagens medicamentosas para aliviar os sintomas até intervenções cirúrgicas para remover o tecido afetado, meu objetivo é melhorar a qualidade de vida e, quando possível, preservar a fertilidade”, finaliza.