A dor nas costas tem inúmeras causas. Mas a condição nem sempre representa alguma doença.
De acordo com o ortopedista e especialista em Coluna, Dr. Rômulo Pinheiro, dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos diários errados como má postura, sedentarismo, obesidade e até exercícios físicos realizados de forma inadequada.
O médico explica que as dores nas costas estão afetando em larga escala os mais jovens. “Há alguns fatores que explicam a incidência nos mais jovens. A primeira causa seria uma sobrecarga em uma articulação normal não preparada, situação vista por exemplo nos jovens sedentários, geralmente obesos ou com sobrepeso, que se aventuram a praticar atividades físicas intensas sem supervisão de um especialista”, enumera Dr. Rômulo.
Sem o tratamento adequado, no entanto, as dores podem eovluir. “Existem problemas mais graves que podem surgir por conta da dor nas costas, alguns deles são: dores nas costas por má postura durante o trabalho, hérnia de disco, artrose na coluna, inflamação do nervo ciático, escoliose, hiperlordose postural, hipercifose postural e outros desvios na coluna”, disse.
Ele faz um alerta para a hérnia de disco. “Considerada uma causa comum da dor nas costas em pacientes jovens no meu consultório, a hérnia de disco decorre de alterações nas estruturas das vértebras e discos que compõem a coluna, e podem acometer em qualquer idade, sendo mais frequentes em adultos jovens, entre 20 e 40 anos. Hérnias de disco podem provocar dores na coluna ou sintomas de compressão de raiz nervosa”, explica o médico.
Dr. Rômulo Pinheiro
Dr. Rômulo Pinheiro é ortopedista especialista em Coluna pela FMRP-USP. É especialista em Cirurgia Endoscópica e Deformidades da Coluna.
Médico pela UECE, ortopedista e cirurgião de coluna pela FMRP-USP, tem pós-graduação em Cirurgia Endoscópica da Coluna e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP).
Muito obrigado pelo artigo informativo! Eu estava procurando maneiras de aliviar a minha dor muscular sem medicamentos fortes. Para mais dicas de saúde natural, confira https://remediopara.com.br