• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Donaleda se apresenta no XXI Festival do Escargot & Frutos do Mar

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o reggae no Ceará começava a sair do gueto para conquistar uma legião de novos fãs. Isso porque, até esse período, os eventos com foco no estilo consagrado por Bob Marley, Peter Tosh e Alpha Blondy eram realizados em bairros e localidades à beira-mar. A virada de chave veio exatamente há 21 anos, quando o então estudante de música Daniel Feitosa percebeu que haveria espaço e aceitação para o gênero entre um público ainda maior. Foi assim que, de forma visionária, surgiu a Donaleda, que vem trilhando sua trajetória recheada de sucessos, parcerias e, principalmente, boas histórias. A banda se apresenta no XXI Festival do Escargot & Frutos do Mar, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. O show é no segundo dia do evento, no Palco das Marés, na Praça Principal, com início da programação às 21h. 

Um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do Ceará, o Festival de Escargot e Frutos do Mar volta a ser realizado após pausa de dois anos em razão da pandemia. Assim como nas edições anteriores, o público vai ter a chance de conferir uma programação diversificada, que inclui gastronomia, música, feiras de artesanato, cultura e lazer. Trata-se de um momento em que os cearenses e visitantes de outros estados – e até de outros países – podem ver de perto todo o potencial turístico da região e as delícias da nossa culinária.

Reggae do Ceará

Ao longo de mais de duas décadas, a Donaleda se consolidou como uma das maiores referências do reggae não apenas no Ceará. O grupo já passou, por exemplo, pelos palcos de diversas cidades do Brasil e até do exterior, com destaque para o Rototom Sunsplash (Espanha), um dos maiores festivais de reggae do mundo; Ceará Music (Fortaleza); Carnaval de Rua de Recife (PE); A Noite do Cachorro Doido (Belém-PA) e Fifa Fun Fest, dividindo o palco com nomes como The Original Wailers, Stell Pulse, Honey Boy, Andrew Tosh, Cidade Negra, Natiruts, Skank, Gabriel O Pensador, o Rappa, dentre outros.

Uma das facetas da Donaleda é justamente a pluralidade do seu público. Os fãs vão do regueiro raiz até aqueles que curtem uma vertente com arranjos mais vibrantes, além de pessoas que gostam de outros estilos, como pop e rock, por exemplo. Hoje, os shows reúnem admiradores de todas as gerações, dos que começaram a seguir a banda em 2001 até os mais jovens, que ainda estão descobrindo o gênero musical e o estilo de vida do reggae. 

Álbuns

A banda tem, no total, seis discos lançados. O primeiro trabalho, de 2003, intitulado “Liberdade e Libertação”, levou Donaleda ao topo das paradas de sucesso, emplacando os hits “Sistema Babilônico”, “Luz de Jah” e “Canto”. Já o segundo álbum, o “Resistência da Pedra”, de 2005, emplacou o hit “H para os Presos”, que deu origem ao primeiro videoclipe.

Em 2008, o grupo entrou em estúdio para gravar “Tudo Tens de Rever”, que trouxe a faixa bônus “I’m Survivor”, gravada em parceria com o cantor jamaicano Eric Donaldson. Lançado em 2011, o disco “Vibe Positiva” traz elementos da música regional, com a participação do cantor, compositor e instrumentista cearense Waldonys.

Em 2015, veio o quinto disco da banda, “Vida Labirinto”, com as participações de Nayra Costa, cantora cearense e ex-The Voice Brasil, em “O Caminho” e Cedric Myton, da banda jamaicana Original The Congos, em “Beside You”. O sexto trabalho estreou no ano seguinte. Trata-se de uma coletânea de 15 anos com os maiores sucessos, além de três músicas inéditas.

Atualmente, a Donaleda segue com sua agenda de shows, preparando-se para entrar em estúdio e gravar o próximo disco ainda em 2022. 

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *