• sex. jul 5th, 2024

Dívidas negativadas: saiba o que é e como resolver

Atualmente, sabemos que 40% da população brasileira possui dívidas negativadas. Esse número já nos alerta que esta não é uma situação fácil de se resolver e, por isso, é necessário conhecer o básico de economia doméstica para administrar bem o seu salário, seus rendimentos e ter dicas especializadas para sair desta situação.

Gerir seu dinheiro já é um desafio em condições normais, mas quando uma pessoa tem dívidas negativadas, fica muito mais difícil. E para conseguir equilibrar o pagamento de contas que ainda chegam, suas necessidades básicas e outros recursos com o pagamento das dívidas, é preciso ter uma estratégia, autocontrole e disciplina para gerir seus gastos e rendimentos. Confira!

Entenda o que significa dívida negativada

Uma dívida negativada é qualquer conta que não foi paga, mesmo passado muito tempo após seu vencimento. Esta dívida, depois de vários processos em que a empresa ou seus representantes financeiros tentam contato com o cliente sem sucesso, é protestada em cartório ou enviada diretamente para restrição nos birôs de crédito.

Popularmente, a dívida negativada ou nome negativado são conhecidos como “nome sujo”, e enquanto a dívida não for paga, as sanções financeiras estarão presentes na vida do inadimplente. Por isso, é tão importante e urgente pagar todas as dívidas, assim como estar em dia com os débitos passíveis de negativação.

Quais as consequências de ter dívidas negativadas?

São diversas as consequências em ter dívidas negativadas, que trazem seriedade para a situação. Essas consequências são responsáveis pela urgência de lidar o mais rápido possível com a situação por meio do pagamento de todos os débitos, além de também mitigar a liberdade financeira do negativado e até gerar sérias sanções.

Entre suas principais consequências, estão:

  • Dificuldade de contratar empréstimo pessoal;
  • Dificuldade de conseguir novos cartões de crédito;
  • Impossibilidade para alugar imóveis;
  • Empresas que trabalham com transporte de valores não contratam nomes negativados;
  • Certos processos seletivos impedem a candidatura de nomes negativados;
  • Bens e imóveis do negativado podem ser penhorados por mando da lei;
  • Passaporte e CNH do indivíduo negativado podem ser bloqueados.

Por todos esses motivos, é essencial ter muito cuidado para pagar todas suas contas em dia e evitar ter seu nome negativado. As consequências, como vimos, são sérias e podem ir muito além de meros impeditivos financeiros.

O que fazer para pagar a dívida negativada?

Quando há dívidas negativadas o ideal a se fazer é criar um plano de pagamento de todos esses débitos, criar uma estratégia eficiente que consiga pagar os valores. Outro ponto fundamental é criar disciplina e educação financeira para não cair novamente nesta situação, o que é possível com a boa administração de suas finanças.

Uma vez prestada atenção em todos esses fatores, é possível ter seus débitos negativados pagos e seu nome “limpo”. Para te auxiliar, separamos dicas incríveis que irão te auxiliar a ter uma vida financeira mais organizada e saudável, onde será muito mais difícil ter novamente seus débitos negativados. Veja:

Compreenda tudo sobre negociação de dívidas

A melhor forma de pagar seus débitos negativados é com a renegociação de dívidas, que são eventos ou plataformas onde as empresas que negativaram seu nome e donas do débito oferecem facilidades em seu pagamento.

Essas facilidades envolvem uma série de benefícios, como a isenção de juros, descontos e parcelamentos. Estes benefícios servem para estimular o pagamento e reaver a dívida, mesmo que seja em um valor menor do que seria inicialmente.

Para entender mais sobre como funciona esta renegociação, recomendamos a leitura e visita de um bom blog sobre negociação de dívidas. Certamente, auxiliará a entender mais sobre como funciona o serviço e, ainda, orientarão para conseguir bons descontos em suas dívidas.

Consulte seu CPF nos birôs de crédito para identificar quais dívidas estão negativadas

Para ter certeza de quais são as dívidas que negativaram seu nome, consulte seu CPF em birôs de crédito que servem para mostrar esses e outros índices financeiros do seu CPF. No Brasil, o mais conhecido é o Serasa, que reúne os débitos que podem interferir no seu nome e negativação, e você pode consultar gratuitamente.

Organize todas suas finanças e faça um planejamento para pagar suas dívidas

Ter suas finanças muito bem organizadas é fundamental para conseguir pagar dívidas negativadas. Sem uma vida financeira que esteja em ordem, disciplinada e muito bem controlada, o pagamento de débitos que já protestaram o seu nome em cartório se torna difícil, para não dizer impossível.

Essa organização deve acompanhar sua vida financeira depois de todas as dívidas serem pagas, pois só assim você poderá se precaver de mais uma vez ter seu nome negativado. Faça o possível para controlar suas finanças, tenha cadernetas, utilize aplicativos digitais, planilhas e qualquer meio que seja conveniente e eficiente.

Renegociar suas dívidas quanto antes

Como comentamos, a renegociação de dívidas é a melhor maneira de conseguir pagar todos os débitos negativados. Há várias formas de negociar suas dívidas e você pode explorar cada uma delas de alguma maneira e ver qual o acordo com mais benefícios. Entre os principais, estão:

  • Renegociação fornecida pelo credor: a empresa dona da dívida incentiva e oferece a renegociação;
  • Plataformas de renegociação de dívidas: outra maneira que também fornece renegociações, como o Serasa Limpa Nome e outros eventos;
  • Feirões: outras empresas e instituições também oferecem feirões para limpar nome, muitas em parceria com o próprio Serasa.

Fique de olho em cada uma dessas oportunidades para aproveitar e sair de lá com suas dívidas negativadas todas pagas! É um modo fácil de conseguir obter novamente as rédeas de sua vida financeira e não sofrer mais com qualquer sanção em seu nome.

Pague o acordo dentro do prazo de vencimento

Para não ter, novamente, nenhuma de suas dívidas negativadas, busque pagar todos seus débitos do seu acordo antes do seu vencimento. Esta é uma prática muito saudável que permite que suas dívidas estejam sempre em dia. É, sem dúvidas, a melhor forma de garantir um dia a dia financeiro mais saudável.

Este hábito também auxilia seu nome a obter score na praça e, assim, ser um nome mais atrativo para qualquer empresa financeira no mercado. Com isso, você consegue contratar mais crédito sem sofrer com longas e penosas análises de crédito.

Confira se seu nome está limpo

E por fim, não deixe de conferir sempre se seu nome está de fato limpo. Durante o pagamento das diversas dívidas negativadas, pode haver algum débito que retorne seu nome para protesto.

Então, pelo menos durante a implementação das várias técnicas de organização financeira, procure consultar sempre seu nome nos birôs de crédito. Também fique de olho nisso após realizar o pagamento de acordos de renegociação de dívidas, já que o credor é obrigado a pedir a retirada da restrição em até 5 dias úteis.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *