No dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional da Diabetes. Uma data importante para lembrar que é possível controlar ou até evitar a doença por meio da nutrição. A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente suas funções.
“A alimentação é importante para prevenir a diabetes. Uma pessoa que consome muito açúcar e tem predisposição a doença ou tem obesidade, vai destruindo as células que são opositoras de insulina ou vai ter uma resistência à insulina já pré-estabelecida. A alimentação vai acelerar esse processo”, fala a nutricionista clínica e analista de nutrição do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Eva de Vasconcelos Lima.
Para os pacientes em que a doença já se manifestou, é possível fazer uma dietoterapia específica para controlar a glicemia, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “A alimentação voltada para o diabetes mellitus é um pouco diferenciada, com alimentos ricos em fibra, baixo índice glicêmico e com gorduras boas”, diz a especialista.
O controle da doença é a melhor forma de evitar complicações. “Uma vez que a doença se manifesta e o paciente está tomando insulina e não tem uma alimentação saudável, com o tempo poderão aparecer complicações do DM por uma glicosilação nas células dele”, relata a nutricionista.
Nas unidades geridas pelo ISGH, os pacientes diabéticos internados, para realizar cirurgias ou outros procedimentos, recebem acompanhamento nutricional para o controle da doença e evitar complicações.
Adoçante x Açúcar
O uso do adoçante, durante muito tempo, foi indicado para pacientes com diabetes como substituição ao açúcar tradicional. A nova diretriz da OMS alerta que o uso prolongado desse tipo de adoçante pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. “Tem um estudo que, por meio de evidências, diz que adoçantes estariam causando Alzheimer e resistência à insulina, ou seja, quanto tempo os nossos diabéticos passaram substituindo o açúcar por adoçante? Então uma dica básica seria reduzir drasticamente o açúcar simples”, ressalta Eva de Vasconcelos.
Light x Diet
Algumas empresas produzem alimentos Diet, livres de açúcar, com foco no público que tem restrição a esse tipo de alimento, contudo seu uso deve ser moderado. “O alimento diet é quando tem uma isenção de algum nutriente. Que na indústria é mais comum encontrar açúcar. Ele (o alimento Diet) tem uma concentração de gordura muito maior. Então, o paciente não pode substituir tudo pelo Diet, porque vai aumentar a concentração de gordura na vida dele. Mas, ele pode sim, comer um biscoito Diet quando ele estiver com vontade, esporadicamente, algo muito consciente e planejado”, conclui a analista do ISGH.