• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Dia Mundial do Coração: Sociedade Brasileira de Cardiologia estima cerca de 400 mil mortes em 2022 por doenças cardiovasculares

Nesta quinta-feira, 29, comemora-se mundialmente o Dia do Coração, data instituída para a conscientização sobre os riscos das doenças cardiovasculares, considerada a principal causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos oito primeiros meses deste ano, de janeiro a agosto, já foram contabilizados pelo Cardiômetro, plataforma da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 299 mil mortes em decorrência de problemas no coração. A organização estima que até o final de 2022 esse número chegue a 400 mil óbitos.

São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas, acidentes e violência, 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Alguns desses quadros podem ser evitados ou postergados com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação, especialmente para as mulheres, grupo que temos observado uma crescente de casos atualmente. Mas os homens lideram ainda os números, segundo a médica cardiologista do Emilio Ribas, doutora Eveline Barroso Aragão.

“Está havendo um aumento no número de mulheres com infarto e AVC, devido à sua maior exposição aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, idade avançada, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, estresse e obesidade e pelo próprio envelhecimento da população. Os hormônios femininos, que tem sua produção drasticamente reduzida após a menopausa, são um fator de proteção contra a aterosclerose”, afirma a cardiologista.

Segundo a médica Eveline, apenas um terço dos pacientes hipertensos  tratados estão com controle da doença, fora os que recebem o diagnóstico e não iniciam o tratamento. Além de que, esses pacientes possuem maior taxa de declínio cognitivo, de problemas de memória e fluência da fala quando a pressão arterial está descontrolada.

“Diante disso tudo podemos dizer que o check-up anual é imprescindível. Medir a pressão, dosar a glicemia e colesterol além da avaliação clínica em consulta dos sinais e sintomas cardiológicos são o principal caminho para evitar as doenças cardiovasculares”, finaliza a médica do Emilio Ribas.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *