Entre os dias 31 de maio a 3 de junho, o DFB Festival, maior encontro de moda autoral da América Latina, ocupou o Centro de Eventos do Ceará, uma das maiores e mais completas estruturas do Brasil, para celebrar os ventos de mudança que resgatam o espírito de reinvenção de fórmulas e formatos em prol da renovação do talento e da cultura de inovação no estado e em todo o país. Muito além da moda, o DFB e a Enel também estão atentos ao cuidado com o meio ambiente e também com o dever social.
“Durante o festival, colaboradores realizaram a limpeza e triagem dos resíduos gerados, sendo posteriormente coletado pelo Ecoenel itinerante. Todo o bônus gerado será revertido para o Abrigo São Lázaro, em forma de desconto na conta de energia da ONG de proteção animal”, explica Ana Cilana Braga, responsável de Sustentabilidade da Enel no Ceará.
A profissional ainda ressalta que este não é o primeiro ano que o Ecoenel participa do festival. “Em 2022, foram coletados mais de uma tonelada de resíduos produzidos, e a Associação beneficiada também foi o Abrigo São Lázaro. Em 2023, queremos que toda a atuação do Ecoenel supere a coleta de 2022. Que nós possamos contribuir com o meio ambiente e também com a proteção dos animais através da doação do bônus”, finaliza Ana.
De acordo com dados da Enel Brasil, nos últimos quatros anos (2019, 2020, 2021 e 2022), o projeto alcançou o bônus total de R$ 9.608.748,57; evitou 85.628 toneladas de CO2; economizou (KWh) 124.886.696,19 de energia; arrecadou mais de 29.086 toneladas de resíduos; beneficiou 209.111 pessoas; e preservou 222.414 árvores. Desde 2007, o programa Ecoenel proporciona aos clientes um sistema de reciclagem em que todos os agentes saem ganhando. A iniciativa tem como base os dois pilares da Economia Circular: manter produtos e materiais o máximo possível em uso e regenerar sistemas naturais.
Durante a montagem, evento e desmontagem, a Transforme Serviços Verdes também prestou o trabalho de gestão e Gerenciamento de Resíduos, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais definidos pelo DFB. Os resíduos recicláveis, como plásticos, metais e papelão gerados durante o evento terão como destino o programa Ecoenel.
Os resíduos que podem ser reaproveitados, como retalhos de tecidos e madeiras, serão entregues para ONGs que atuam com o reaproveitamento por meio da elaboração de novos produtos, promovendo a vertente social da economia circular. Os resíduos orgânicos dos restaurantes serão coletados e destinados ao processo de compostagem para transformação em adubo.
As ações ajudam a assegurar o desenvolvimento sustentável DFB, estabelecendo um legado para futuros eventos mais sustentáveis, contribuindo para atingir diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Será realizado o inventário de Gases de Efeito Estufa dos impactos geradores de dióxido de carbono durante todo o evento. Os dados irão compor relatórios de indicadores, visando a aplicação de projeto de neutralização.
“Além do ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, por meio de palestras, talks e oficinas, a sustentabilidade no DFB é uma de nossas principais vertentes, tornando-se grande pauta no evento. Nosso objetivo é sempre buscar parcerias que estejam alinhadas com o propósito do evento, e o programa Ecoenel e a Transforme Serviços dão todo o suporte necessário nesse sentido, garantindo a destinação correta de resíduos”, destacam Cláudio e Helena Silveira, diretores do DFB.
O DFB Festival 2023 é uma realização da Equipe de Produção, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006. Apoio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Sebrae-CE, Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel Brasil. Parceria: Vicunha.