Deusnir Souza | Foto: Lucas Guimarães
O ano era 2021 e Deusnir Souza estava realizado após receber uma proposta da marca sueca de teclados, Nord Keyboards, para participar do projeto “São Paulo Sessions”. Apesar da gravação ser em dezembro, precisou compor a música com antecedência. Após a criação, enviou para os responsáveis e foi realizar um sonho, na verdade dois, primeiro o dele de viajar para fora do Brasil e o segundo de levar a sua mãe junto. Escolheu a paradisíaca cidade com acesso ao mar do Caribe, Cartagena, na Colômbia. E quando estava na viagem, recebeu a pergunta da Nord de qual seria o nome da canção enviada, não pensou duas vezes em falar “Cartagena”. A música que embalou os sonhos e um grande entusiasmo dos admiradores do artista, recebeu uma nova versão com participações de Cleverson Silva e Michael Pipoquinha e é lançada oficialmente nas plataformas digitais.
“Cartagena” foi a canção que deu um gás para Deusnir sentir mais vontade de lançar um trabalho próprio. A primeira canção com o nome da sua primeira viagem para fora do Brasil, também dá significado ao álbum, que chega em setembro, com mais dez faixas com a mistura de referências das suas outras experiências. Escute: https://ditto.fm/cartagena-deusnir-souza
Deusnir que além de músico é publicitário, professor e diretor musical, tem dois cursos onde leciona sobre harmonia e improviso, tem mais de três mil alunos e 80 mil seguidores no instagram que o acompanham diariamente e estavam ansiosos quando descobriram que “Cartagena” havia recebido uma cara nova com a participação dos mestres Cleverson Silva, na bateria, e Michael Pipoquinha, no baixo.
Phillip Bailey, Robert Glasper, Tigran Hamasyan e Justin Tyson são as referências do tecladista para a canção. A composição, teclado e produção ficou por conta do próprio Deusnir Souza, enquanto Davi Carvalho deu o toque final com a mixagem e masterização.
O instrumental de jazz contemporâneo é o segundo lançamento que antecede o disco, o primeiro foi “Requinte” com participação de Rodrigo Magalhães, Renato Galvão e mais uma vez, Michael Pipoquinha.
Sobre Deusnir Souza:
Deusnir de Souza Sergio, conhecido como Deusnir Souza (São Paulo, 1999) é pianista, tecladista, publicitário, professor e diretor musical.
Deusnir Souza nasceu em São Paulo (SP) no dia 22 de março de 1999, recebeu o nome em homenagem ao tio de sua mãe que havia falecido no mesmo ano. Deusnir morava em Cotia (SP), quando aprendeu a tocar violão e guitarra, aos 11 anos. Três anos depois, se apaixonou pelo teclado que o fez escolher seguir a vida de músico como profissão.
No ano de 2016, Deusnir criou um canal no YouTube para postar vídeos tocando e dando dicas musicais. Logo, foi ganhando mais inscritos interessados, o que fez com que o músico criasse o curso “Harmonia de Gigante” para mostrar os caminhos que o levou a ter essa técnica e a facilidade em improvisar músicas e arranjos. De início eram 348 alunos, com a chegada da pandemia houve um crescimento súbito e no final do ano de 2020 contava com 1500. E atualmente, já se soma o dobro de alunos.
Em 2020, recebeu o convite para participar do projeto mundial “Nord World Sessions” da marca sueca Nord Keyboards, onde foi um dos escolhidos para representar o Brasil. E no ano seguinte, também participou da “Nord São Paulo Sessions 2021” ao lado de tecladistas como Filipe Martins, Mari Jacintho, Marcus Abjaud, Salomão Soares e Daniel Silveira. Especialmente para a Nord, Deusnir produziu duas faixas autorais “Raízes” e “Wurly Impro”.
Em 2021, ele também se forma como publicitário no curso de Propaganda e Marketing da Faculdade Estácio.
Em seus anos de experiência, Deusnir tocou ao lado de artistas brasileiros como Matheus & Kauan, Mariana Rios, Eli Soares, Thalles Roberto, Clóvis Pinho, Jessica Augusto, Marsena e Tássia Reis. Participou de programas como Encontro, da Rede Globo, Estação Livre, da TV Cultura, como integrante da banda da cantora de samba rock, Paula Lima. E também fez história ao lado de Marina Sena no Festival The Town de 2023, no qual a cantora homenageia Gal Costa.
Em 2024, Deusnir segue integrando bandas de artistas brasileiros e orientando seus alunos dos cursos “Teclado Impro” e “Harmonia de Gigante”. Seu canal no YouTube conta com mais de 9,23 mil inscritos e seu Instagram reúne quase 80 mil seguidores.