O cuidado correto com os tênis reflete não só na vida útil do calçado como também na saúde dos pés. Os tênis estão em contato direto com micro-organismos que podem causar infecções e até mesmo viroses. Por isso é muito importante limpá-los adequadamente para que essas bactérias não proliferem.
Há ainda a proliferação de fungos favorecida pela umidade, decorrente do suor do pé e pela temperatura do corpo, resultante do tênis fechado e da meia, principais causadores do mau cheiro. Ao tirá-los, o ideal é deixar os tênis em um local arejado para que seque e, depois de um tempo, pode-se realizar uma limpeza simples antes de guardá-los. A limpeza deve ser por dentro e na sola do calçado. “Isso ajuda a não transportar bactérias da rua para dentro de casa, principalmente para os armários”, afirma José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia.
Para a manutenção dos tênis em casa, vale passar um pano umedecido com sabão neutro para a parte interna e escova, sabão ou até mesmo álcool em gel para o solado. “Sempre recebemos clientes que desejam fazer a higienização dos tênis. São peças mais difíceis de limpar em casa, pois requerem adequação de produtos de acordo com o material, além de cuidados mais específicos”, complementa Previero.
A limpeza dos calçados não é eficiente se não tiver também cuidados com os pés. Por isso, limpe e seque muito bem os pés e sempre coloque as meias para lavar após o uso. Esses passos também são fundamentais para evitar fungos e odores nos tênis.