A música é a linguagem da alma, capaz de nos transportar a lugares inexplicáveis e reacender memórias adormecidas. No Ceará, terra abençoada pela luz, a música é um tesouro a ser descoberto e celebrado. E é isso que Luã Diógenes, especialista em música e apaixonado pela cultura cearense, se destaca em seu primeiro livro: “Falando da vida: as canções que teimam resistindo”.
“A criação deste livro traduz sentimentos, história e me fez viajar pelas estrofes e os momentos da vida de grandes artistas cearenses. Confesso que foi um desafio não abraçar mais momentos”, afirma Luã Diógenes, jornalista e escritor.
Ao longo de 40 crônicas, Luã revive grandes canções e artistas da terra da luz. São histórias que emocionam e transportam o leitor para uma época em que a música era a trilha sonora da vida. Cada crônica é um convite para mergulhar nas raízes da cultura cearense, através das histórias de grandes artistas como Fagner, Belchior, Ednardo e outros tantos que fizeram da música a sua vida.
O próprio cantor e compositor Ednardo foi autor do prólogo que recebeu o título “Falando de si e de outros, de nós”, que traz uma reflexão sobre a criação de Luã Diógenes. Para ele, a pesquisa que envolve este material é primordial, confira um trecho:
“Com sensibilidade e acuidade em pesquisar e captar, e depois articular experiências, artes, vivências, e tudo que possa servir para a compreensão de vida, assim Luã Diógenes exercita sua escrita estendendo um campo de visão generosa. Ao mapear referencialmente sua presença nestes tempos e traduzir falas e fatos em crônicas, também palmilha os
caminhos que abrange nós outros, iluminando proximidade”.
Mais do que uma simples homenagem, “Falando da vida: as canções que teimam resistindo” é um trabalho de preservação da memória musical cearense. O livro busca manter viva as lembranças, para as novas gerações se inspirarem e continuarem escrevendo a história da música cearense.
Luã Diógenes, com sua sensibilidade e conhecimento, consegue transmitir em cada crônica a essência da música cearense. “Falando da vida: as canções que teimam resistindo” é um livro para ser lido, relido e guardado. Ele é indicado para todos aqueles que amam a música e a alma do Ceará, e para os que estão conhecendo os encantos das melodias.
“A história cearense é rica e diversificada, e essa foi a inspiração para a construção desse livro. Que todos os leitores se sintam transportados para dentro das crônicas que foram construídas com o mais profundo sentimento. Convido todos a sentarem em uma mesa de bar, desfrutar da boemia cearense com a leitura do material que vai de Lauro Maia ao poeta Belchior”, pontua o autor.
O livro será lançado pela editora Radiadora e a imagem da capa pertence ao artista Mateus Dantas.
Luã Diógenes
Luã Diógenes é um fortalezense apaixonado por música. Filho dos educadores Marly e Edivaldo, desde criança pesquisa sobre as canções brasileiras e o hobby virou vocação. Formado em jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o cearense já atuou em várias áreas da profissão, como rádio, televisão e escrita digital.
Além disso, ainda foi colunista de jornal, quando semanalmente escrevia artigos sobre a música popular brasileira. Ainda no mundo acadêmico, voltou às origens, por assim dizer, e analisou obras do grupo artístico “Pessoal do Ceará”.
Sua pesquisa e análise, sempre de forma aprofundada, foi dando tom à sua vida profissional e hoje está dedicado a produções ligadas à academia. Iniciando, inclusive, um mestrado em Portugal para fazer Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, ainda no primeiro semestre de 2023.
Serviço
Crônica cearense: especialista em música lança o seu primeiro livro “Falando da vida: as canções que teimam resistindo”
Pré-venda:https://www.radiadora.com.br/product-page/falando-da-vida-as-can%C3%A7%C3%B5es-que-teimam-resistindo