Os podcasts se tornaram rapidamente uma paixão nacional e diversos dados provam isso, segundo levantamento da Insider Intelligence, o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo em números absolutos, com mais de 39 milhões de ouvintes, e ainda estima que o formato se popularize a 23,5% da população mundial conectada até 2024.
Isso ajuda a perceber o quanto o formato se popularizou no país, mas por que ele ganhou tanta projeção no Brasil? Segundo Victor Assis, CEO e empresário do PodPah, um dos maiores podcasts do país, isso se deve à facilidade de acesso e ao vínculo do brasilerio a rádio.
“Durante a pandemia houve o grande ‘boom’ da popularidade dos podcasts no Brasil, isso ocorre devido à facilidade de acesso ao conteúdo, poder ouvi-los enquanto realiza suas tarefas domésticas, no carro ou no transporte público, poder acompanhar o programa tanto pelos streamings de áudio, quanto pelos de vídeo contribui para seu crescimento”.
“Mas além disso, o brasileiro possui um forte vínculo com o rádio, ele continua sendo bastante consumido no país, ou seja, já possuem familiaridade com conteúdos em áudio e as abordagens mais modernas trazidas pelo podcast também ajudam a atrair mais o público jovem, o que potencializa o seu crescimento” Explica Victor Assis.
Sobre Victor Assis
Victor Assis tem vasta experiência em marketing e branding de grandes empresas como Bradesco e Adidas, além disso, esteve envolvido nos projetos que circundaram os principais lançamentos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.
No esporte, o especialista já foi gestor de Branding do Palmeiras e, atualmente, é diretor executivo e sócio do podcast de maior sucesso nacional: o ‘Podpah’, além de ser empresário do youtuber e influenciador digital Júlio Cocielo. Quanto à formação, Assis passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi, pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres e do curso de branding da ESPM.