O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) realiza, até o dia 31 de janeiro, uma pesquisa online sobre as condições do exercício da profissão no Ceará. A arquiteta e integrante do Grupo de Trabalho do CAU/CE, Julia Miyasaki, está à frente do estudo e explica que a pesquisa tem o objetivo de compreender o cenário de atuação de arquitetos e urbanistas do Estado.
“A pesquisa é importante para o conhecimento do perfil dos profissionais de arquitetura e urbanismo do Ceará e das condições em que atuam. Os dados coletados também servirão para que o Conselho direcione suas ações e projetos, uma vez que terá a dimensão do cenários de seus profissionais e das possibilidades de atuação deles no próprio estado. Também destacou a importância de entendermos como questões de gênero, raça, condição social, entre outros aspectos que impactam na atuação profissional das arquitetas e arquitetos.”, explica.
A pesquisa acontece até o final do mês no site do CAU/CE (www.cauce.gov.br/) e é direcionada tanto para profissionais arquitetos e urbanistas que atuam no mercado a mais tempo quanto para os recém formados. “Ela consiste em perguntas de múltiplas escolhas sobre a formação, a área de atuação e contexto de trabalho do profissional”, explica Julia Miyasaki.
Cenário
Hoje, o Ceará conta com mais de 5 mil arquitetos e urbanistas registrados. De acordo com o presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, a tendência é que aumente ainda mais o número de profissionais no decorrer dos anos. “Temos hoje vários cursos de graduação em arquitetura espalhados pelo Ceará e, todos os anos, recebemos novos profissionais no mercado para iniciar o desafio da profissão no Ceará”, finaliza Rozzoline.