O IV Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, que ocorrerá na Universidade de Salamanca, na Espanha, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, terá como foco principal a apresentação de novas ferramentas de análise e combate aos riscos de corrupção, com base em experiências realizadas no Brasil, Espanha e Portugal.
O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), será um dos palestrantes do evento, abordando o tema “A Jurisdição dos Tribunais de Contas”. Além disso, ele também fará parte da lista de autoridades que abrirão o Congresso, juntamente com o Reitor da Universidade de Salamanca, Dr. Ricardo Ortega, e o Conselheiro José F. F. Tavares, Presidente do Tribunal de Contas de Portugal.
O evento contará com a presença de autoridades espanholas, portuguesas e brasileiras ligadas aos Tribunais de Contas e universidades, promovendo debates sobre temas como a responsabilidade fiscal em relação à responsabilidade social, o papel dos tribunais de contas, a saúde pública, a justiça e as instituições de controle, entre outros tópicos relevantes.
Ao todo, serão 19 palestrantes representando diferentes organizações responsáveis pelo estudo e enfrentamento desse complexo fenômeno interdisciplinar que é a corrupção.
O Congresso é organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em colaboração com a Universidade de Salamanca, o Conselho de Prevenção da Corrupção (Portugal), o Tribunal de Contas de Portugal e a GOES Salamanca.
Inscrições e mais informações sobre o evento: https://controlpublicoyluchacontralacorrupcion.com/pt-br/